O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que busca dar visibilidade e atenção a um problema que cada vez mais cresce no país e no mundo, principalmente entre os jovens, o suicídio.
Continua depois da publicidade
A principal entidade que auxilia diretamente a causa é o CVV, o Centro de Valorização a Vida.
Ele foi criado há 57 anos em São Paulo, por um grupo de jovens e depois os postos de ajuda foram se espalhando pelo Brasil. Em Blumenau o CVV funciona desde 1985 e os grupos oferecem apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar.
Eles prestam atendimento 24 horas e é feito por telefone, por carta, e-mail e até através do chat no site.
Em Blumenau é 188, e quem preferir pessoalmente, o endereço fica na Rua Professor Luiz Schwartz, 169, transversal da Rua Humberto de Campos.
Continua depois da publicidade
A coluna bateu um papo com uma das voluntárias e porta-voz da CVV em Blumenau, Zita Darugna e esclareceu algumas dúvidas, na tentativa de poder auxiliar quem precisa e não sabe como ou onde procurar ajuda.
Zita conta que o serviço do CVV não possui vinculo religioso ou político e é mantido pelos próprios voluntários através de contribuições e ações que desenvolvem na busca de recursos.
Ela diz também que sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a problemática do suicídio e também sobre as formas de prevenção é fundamental. "Por isso usamos a frase: Falar é a melhor solução. Para fazer prevenção precisamos falar sobre o assunto, ter conhecimento."
Confiram aqui nosso breve bate-papo.
Como funciona o trabalho do CVV?
O CVV presta um serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e de apoio emocional para todas as pessoas que querem ou precisam conversar sob total sigilo e anonimato.
Continua depois da publicidade
Para quem as pessoas devem ligar pedindo ajuda?
As pessoas podem ligar para o telefone emergencial 188, ir pessoalmente na nossa sede rua Professor Luiz Schwartz, 169, no bairro da Velha ou acessar o site cvv.org.br e conversar no chat ou enviar um email.
Qual o maior desafio dos voluntários nos dias de hoje?
Para ser um voluntario do CVV precisamos ter disponibilidade de tempo, ou seja no mínimo de 4h30 semanais para o plantão e ainda de 3 h por mês para encontros de estudos e capacitação. Além da disponibilidade de tempo precisamos ter uma disponibilidade interior de querer ajudar as pessoas nos momentos de sofrimento e vulnerabilidade emocional, e ainda disponibilidade para promover o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Quais os horários de funcionamento? O CVV é também conhecido como um pronto socorro emocional, por isso atende pelo telefone 188, 24 horas por dia, as demais formas de atendimento podem ser consultadas no site, pois ainda não temos voluntários suficientes.
Quais sinais devemos perceber quando a pessoa tem intenção de tirar sua própria vida?
No caso do suicídio, o CVV acredita que faz prevenção quando dá a oportunidade para as pessoas falarem das suas dores, angustias, tristezas, mágoas, perdas num clima de acolhimento, sem cobranças, julgamentos, criticas, interferências….e ainda podendo se manter no anonimato, e ter garantido o sigilo da conversa. Esse é um meio de evitar que as pessoas busquem na morte a solução para as suas dores.
Continua depois da publicidade
As pessoas que pensam ou morrem por suicídio não querem morrer, querem matar a dor o sofrimento que está insuportável e que parece não ter fim. O CVV lançou series de vídeos para se prevenir suicídio entre jovens e adolescentes,. Com eles todas as pessoas podem se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda. Esses vídeos estão disponíveis no site cvv.org.br
Quantos telefonemas vocês calculam receber por dia/ou por mês?
No ano passado atendemos mais de três milhões de pessoas no Brasil.
Como alguém pode ser voluntário da instituição ou ajudar na sua manutenção?
Hoje somos mais de 3 mil voluntários espalhados pelo Brasil em 115 postos de atendimento. Em Blumenau somos 40 voluntários. Mas é pouco para a demanda que existe, por isso estamos sempre oferecendo novos cursos de preparação, capacitação e seleção de voluntários. O próximo em Blumenau será no dia 29/09, e as inscrições podem ser feitas pelo site cvv.org.br, ou pelo email: blumenau@cvv.org.br
O CVV também realiza palestras, rodas de conversa em escolas, empresas, instituições e oferece o GASS (Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio). Para quem quiser aderir a campanha o CVV disponibiliza um site onde tem materiais que podem ser usados sem previa autorização.
Conselho: Nos momentos de tristeza,angustia, ansiedade, dor, sofrimento, converse com alguém, na falta de alguém conte com o CVV, ligue 188.
Continua depois da publicidade