Reconhecida por retratar os saberes dos povos originários e pela dedicação às ações sociais, a fotógrafa, artista e empresária Maristela Giassi receberá o prêmio Lucas Alexandre Boiteux, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (HGSC).
Continua depois da publicidade
A homenagem se deve à obra Almas do Brasil, livro que retrata a sabedoria dos indígenas brasileiros a partir de fotografias feitas em cinco aldeias – três em SC e duas no Acre. Lançado no ano passado,Almas do Brasil é também nome da mostra que foi exibida em Florianópolis, São Paulo, Portugal, Vaticano e França, além de Criciúma, Jaraguá do Sul e Palhoça.
A premiação é um importante reconhecimento às obras que tenham significativa contribuição para a consolidação da história catarinense. A cerimônia de entrega será no dia 5 de dezembro na Casa José Boiteux, Centro de Florianópolis.O reconhecimento da obra vai além: em 2019, o livro Almas do Brasil será utilizado em sala de aula pelos alunos da rede municipal de ensino de Içara, no Sul do Estado, como suporte a estudos sobre a cultura indígena.
Leia também:
Expectativa de vida chega a 79,4 anos em SC, revela IBGE
Continua depois da publicidade