O residencial Kaiserstrasse de Blumenau foi indicado para participar do Prêmio Trezzini de Ouro 2021 de Arquitetura e Design. O empreendimento da Castelo Engenharia recebeu a indicação e o convite do diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim, de Nova Iorque, Richard Armstrong, e irá ocorrer na categoria do Melhor Projeto de Imóvel Residencial 2021.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias do Santa por WhatsApp
Os vencedores do prêmio serão anunciados e premiados em 15 de novembro no Teatro Mikhailovsky, em São Petersburgo, na Rússia.
A coluna bateu um papo com Guilherme Voltolini, que está à frente da construtora para saber um pouco mais sobre o prêmio e o empreendimento.
Confira a entrevista
Como nasceu a ideia de construir o residencial Kaiserstrasse?
A Alameda Rio Branco sempre foi um dos melhores lugares para se morar em Blumenau. Durante muito tempo ela foi comparada à Avenida Paulista, uma rua larga, muito arborizada, com grandes propriedades em estilo europeu e seus exuberantes jardins. A proposta foi fazer uma releitura desse bem morar trabalhando com amplas “casas suspensas”, cada uma contando com o seu terraço, o seu jardim e a sua piscina.
Continua depois da publicidade
De onde surgiu a escolha do nome?
A escolha do nome foi natural, pois originalmente a Alameda Rio Branco se chamava Kaiserstrasse (Estrada do Imperador).
Qual a previsão de entrega?
A previsão de entrega é novembro de 2023.
Qual o grande diferencial da obra?
O grande diferencial é essa experiência de casa que o projeto proporciona. O terraço, os jardins e a piscina proporcionam uma interação com o ambiente que não é possível nos apartamentos atuais. Curtir um pôr do sol e fazer um happy hour nos terraços do Kaisertrasse será incrível. Além disso cada unidade é única, em tamanho, forma, aberturas, e por esse motivo são totalmente personalizáveis.
Onde o arquiteto buscou inspiração para o projeto?
A grande contribuição da Alencar Arquitetura foi trazer a parametria para atingir a ousada proposta inicial do projeto. Através de algorítmicos matemáticos, que levaram em consideração mais do que a estética a insolação, eles propuseram um escalonamento da estrutura do prédio, atingindo assim na plenitude a proposta inicial do projeto.
Como surgiu o convite para este prêmio internacional?
O diretor do Museu Guggenheim de Nova Iorque, Richard Armstrong, entrou em contato, através das redes sociais, falando que o projeto tinha sido indicado ao Prêmio Trezzini de Ouro 2021, na categoria Melhor Projeto de Imóvel Residencial. Foi uma grande surpresa pois não havíamos inscrito o projeto em nenhum concurso ou premiação.
Continua depois da publicidade
Na sua opinião, o que definiu a indicação do projeto para estar entre outros escolhidos de todo o mundo?
Penso que a inovação definiu a indicação do projeto, tanto na concepção inicial proposta pela Castelo Engenharia, quanto pelo escalonamento e uso da parametria propostos pela Alencar Arquitetura.
Qual a importância do prêmio para a Castelo?
Blumenau sempre esteve na vanguarda. Nas ciências com o Fritz Muller, nas artes com Elke Hering e Lindolf Bell, nas grandes indústrias, e na arquitetura não foi diferente: temos um acervo considerável de obras Art Déco, incríveis obras modernas tendo como ícone o grande Hans Broos, no paisagismo Burle Marx, e uma Igreja Matriz única.
Essa vocação, esse legado ficou adormecido durante algum tempo, porém ultimamente observamos o início de um movimento de retorno a essas tradições. Com pequenas ações como o tapume em comemoração ao bicentenário do Fritz Muller, a escolha de nomes dos prédios e propostas diferentes nos projetos, a Castelo Engenharia vem tentando contribuir com o resgate ao orgulho desse legado no povo blumenauense e o retorno a essa vanguarda natural de Blumenau.
Esse prêmio significa que nossas pequenas contribuições estão no caminho certo.
Veja fotos do residencial Kaiserstrasse



Leia também
Bate-papo com Taciane Eichstaedt, diretora de desenvolvimento de produto da Kyly
Continua depois da publicidade
Bate-papo com Ênio Sardagna, diretor executivo da Audi em Santa Catarina
Um bate-papo com o empresário Ronaldo Baumgarten Jr.
Fernanda Nasser entrevista: Laércio Cadore, cirurgião plástico
Cantor Bryan Behr, de Brusque, conta sua história na música
Bate-papo com Pedro Trauczynski, primeiro médico a fazer cirurgia robótica em SC