Este ano, como noticiado, a tradicional Osterfest de Pomerode será contemplativa. A cidade, famosa por apresentar a maior árvore e maior ovo de Páscoa do mundo, distribuiu em diversos pontos 11 ovos pintados por artistas do Vale Europeu e de convidados por consulados de outros países, como Áustria, Bélgica e Itália.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Para compor e representar os catarinenses, o artista Guido Heuer criou uma obra única.

— O que seria das pessoas sem algum tipo de arte nesta pandemia? Num primeiro momento as pessoas nem se dão conta, mas não fossem os artistas ficariam entediadas sem os programas da TV, filmes, livros. Arte é essencial — afirma Guido.

Guido também comenta sobre o sentimento de participar da ação durante a pandemia: 

Continua depois da publicidade

— Acho que é uma forma de manter as festividades de Páscoa tradicionais em Pomerode, sem contágios.

Para a artista Alba de Lima é um orgulho estar na Eier Parade: 

— As ideias para contornar tantos entraves que surgiram nestes tempos difíceis e complicados, merecem aplausos pela criação, propiciando uma experiência prazerosa a nós artistas, e benefícios sociais e turísticos para Pomerode — conta.

Também quero compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre os artistas que fazem parte do evento e seus ovos:

1 – Ovos que representam Rússia e Japão

Criado pela artista catarinense Thuany Kolbach, que já participou de algumas paradas semelhantes como a Elephant Parade e Jaguar Parade de Floripa, o ovo mostra a celebração da cultura Russa com as bonecas matrioskas que contam a história da maternidade, do amor. A artista homenageou as crianças que ainda irão nascer, pois Páscoa é tempo de renascimento.

Já a artista plástica Vitoria Azuma, usou para decorar o ovo na temática japonesa elementos como o Tori, um templo japonês, o Sakurá, que representa a beleza e transição da visa com folhas caindo e o Tsuru, grande símbolo japonês que representa fortuna e sorte.

Continua depois da publicidade

2 – Ovos que trazem as belezas da Itália e Áustria

Os países da Itália e Áustria estão na Eier Parade através de um convite especial realizado para os consulados pela Avip. Parceria que foi prontamente aceita.

A artista Debora Daros, convidada pelo Consulado Geral da Itália, com sede em Curitiba, mostrou as belezas do país em suas pinturas.

Através do cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, o artista e arquiteto Jean Tomedi retratou pontos históricos e turísticos do país, mostrando que arte e cultura também são um elo de amizade.

3 – Ovo com memórias da infância

A professora de artes Mara Rubia Maas Hopf retratou na pintura de ovo da Eier Parade imagens da infância e de Pomerode. São galos, galinhas e memórias marcantes que ela diz ter até hoje, com colorido alegre, como ela vê Pomerode. Vale conhecer essa obra que tem emoção nos traços.

Continua depois da publicidade

4 – O enxaimel

Este ovo da Eier Parade, retratado pela artista pomerodense Jeruza Raduenz, é inspirado nas nossas paisagens e casas enxaimel que contou com ajuda da ex-aluna Nicole Schroeder. Foi uma produção minuciosa, que iniciou com trabalho de campo através de fotos, tela e depois desenhado no ovo.

5 – Flores e cores

Margareth Soethe é uma artista de Pomerode que explorou as cores e flores símbolos da Páscoa. Ela escolheu o lírio, que tem uma simbologia com festividade, e ficou realçada no fundo da obra, onde o verde representa os gramados.

6 – Ovo de Silvana Pujol

Ovo pintado pela artista pomerodense Silvana Pujol, com técnica já conhecida, é famosa por sua pintura em ovos. Foi ela quem fez a arte do primeiro ovo gigante da cidade, com 15 metros de altura, que está no Guiness Book.

Ovo pintado por Silvana Pujol
Ovo pintado por Silvana Pujol (Foto: Divulgação)

7 – Cultura Belga

A Cultura da Bélgica participa da ação através da parceria com a Associação Ilha Belga de Ilhota. O país é conhecido pelos cartoons, e trouxe o cartunista Aldo dos Anjos para explorar a ideia no ovo da Eier Parade. Eles foram além e buscaram junto aos detentores da marca dos Smurfs, na Bélgica, uma autorização para pintarem um cartoon dos personagens. E conseguiram!

Continua depois da publicidade

8 – Cristais

O trabalho secular dos cristais está no ovo criado pela artista Alba Horvath de Lima, que optou por representar as flores e jardins da cidade por meio deles, resultado minucioso, diferente entre os ovos.

Onde encontrar os ovos em Pomerode

Deixo com vocês, os lugares onde encontrar os ovos na cidade:

Ovo da Artista Aldo Mães dos Anjos (Associação Ilha Belga/Bélgica) – Barachetta, rua presidente Costa e Silva 415, Bairro Testo Rega.

Ovo do Artista Guido Heuer – Loja Olho Embutidos, rua Paulo Zimmermann 90, Centro.

Ovo da artista Margareth Soethe – Currywurst, restaurante Rua Testo Alto 2065, Rota Enxaimel.

Ovo da artista Mara Maas Hopf – Nugali, rua Testo Alto 4848, Rota Enxaimel.

Ovo da artista Alba Horvath de Lima – Ristorante Funiculi Funicula, rua Hermann Weege 243, Centro.

Ovo da artista Jerusa Raduenz – Kyly, rua 15 de novembro 3215.

Ovo da Debora Daros (Consulado Itália) – Ein Prosit, rua 15 de novembro 327, Centro.

Ovo da artista Silvana Pujol – Museu do Automóvel, rua Hermann Weege 160, Centro.

Ovo da artista Vitoria Azuma (Japão) – Armazém Schornstein, rua Hermann Weege 544, Centro.

Ovo do artista Thuany Kollbach (Rússia) – Fakini, rua 15 de novembro 1800

Ovo do artista Jean Ricardo Tomedi (Consulado Áustria) – Restaurante Wunderwald, rua XV de Novembro, 8444.

Continua depois da publicidade

Espero que tenham curtido!