Para criar o novo cardápio de outono/inverno do Wine Bar Decanter, em Blumenau, a chef de cozinha Janaina Rickman mergulhou em memórias, histórias e afetividades. O menu da temporada tem toques da Itália e do Mediterrâneo que se encontram com a Bahia e a Amazônia, valorizando os ingredientes brasileiros — uma das assinaturas da profissional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
Entre os pratos que a chef considera imperdíveis, estão duas criações com sabores nacionais: a entrada “Camarãopiry” — camarão rosa empanado no catupiry e na farinha de tapioca — e a sobremesa “Só Coco” — cocada cremosa com bolinho do estudante e leite de coco.
— São lembranças afetivas de amigos que fiz na Bahia e que me inspiraram a fazer uma espécie de “homenagem”. A sobremesa é inspirada no Morro de São Paulo — conta Janaina.
A região amazônica está presente em duas versões de guioza (um tipo de bolinho chinês): o de pato no tucupi — sobrecoxa de pato confitado e desfiado ao tucupi — e o “da Amazônia” — feito com camarão e creme de pupunha.
Continua depois da publicidade
Já a Itália está presente em diferentes pratos, como o Linguine ao vôngole, Croquete de vitela em molho tonato — uma entrada da região de Piemonte — e o Risoni di polpo.
Todo o cardápio está harmonizado com os rótulos disponíveis da enoteca. A combinação entre os sabores das refeições e vinhos foi construída pela chef em conjunto com o sommelier Sydney Lucas.
O Wine Bar fica na Avenida Brasil, bairro Ponta Aguda. O local abre de terça a sexta, das 18h às 23h.
Leia também:
Artistas de SC homenageiam nomes da história da música com série de shows em Blumenau
Blumenau recebe pela primeira vez um dos maiores festivais de churrasco do Brasil