Fortalecer a cadeia dos cafés especiais no Brasil e tentar minimizar os impactos da pandemia nos pequenos negócios do setor são os objetivos da campanha Adote uma Microtorrefação.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Realizada pelo Sebrae e pela Probat Leogap, com apoio de alguns dos maiores especialistas do país, a ação conta com um participante de Blumenau: o Soul Cafés & Companhias é um dos 17 selecionados entre mais de 40 inscritos.
A seleção dos participantes ocorreu através de uma banca que levou em consideração o uso de cafés com alta pontuação, histórico de capacitação dos pontos de vendas, utilização de equipamentos dedicados à torra de cafés especiais e controle de qualidade.
De acordo com Patrícia Gonçalves, uma das fundadoras do Soul Cafés & Companhias, a iniciativa impacta de forma positiva a cadeia e ajuda o consumidor a diferenciar os espaços que valorizam todas as etapas que antecedem a xícara.
Continua depois da publicidade
— Quando opta por ir a uma cafeteria que está alinhada com a terceira onda do café, o consumidor está escolhendo fortalecer microtorrefações e produtores que têm a qualidade do produto como principal interesse. Ao entender que a bebida que está sendo consumida carrega não só notas sensoriais, mas toda essa dedicação e embasamento, ele amplia a percepção de valor e certamente se torna um adepto dos cafés especiais por todas essas motivações — explica.
O café selecionado pelo Soul Cafés & Companhias é da Fazenda Limeira, que fica na região paulista de Alta Mogiana. A variedade Catuaí Amarelo ganhou, através da torra, notas de mel e melado, se tornando um café encorpado e doce. O lançamento irá ocorrer na quinta-feira (15), nas cafeterias que servem os cafés torrados pela microtorrefação.