Graduado em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau, o jovem Pedro Trauczynski, conta que sonhava desde 2011 com a possibilidade e a ideia de trazer a Cirurgia Robótica para Blumenau. Pedro diz que o projeto renasceu em 2017, após a incorporação do Hospital Santa Isabel à Congregação Santa Catarina – SP, uma das maiores redes hospitalares do Brasil.
Continua depois da publicidade
Ele trabalhou em conjunto com a Associação, diretoria do Hospital – Juliano Petters e Dirceu Rodrigues – além de todo corpo clínico e afirma que será um grande marco para a medicina de Blumenau e toda população.
– Esse projeto certamente é um marco para medicina de Blumenau, seguindo sua natureza de referência nacional e regional na área da saúde. Fico muito feliz em ter participado na concepção e execução deste projeto. – diz.
Fez sua Residência em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Isabel e sua Especialização em Cirurgia Laparoscópica / Minimamente Invasiva pelo Instituto Jacques Perissat em Curitiba. Ainda realizou cursos internacionais como o na Clinical Fellowship em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica pelo Hospital Americano de Paris na França e obteve o Board Certfied pelo Educational Counseling for Foreigner Medical Graduates, nos Estados Unidos. Possui Certificação e habilitação em Cirurgia Robótica pela Intuitive Surgical, nos EUA.
Hoje, Pedro é Coordenador do Programa de Cirurgia Geral do Hospital Santa Isabel e Professor Titular e Coordenador do Estágio de Clínica Cirúrgica da Universidade Regional de Blumenau .Também é membro da Diretoria Executiva da Saciedade Brasileira de Cirurgia Minmamente Invasiva e Robótica – SOBRACIL – 2019/20.
Continua depois da publicidade
Casado com Marina Nemetz, o casal tem 3 filhos e sua vida em família e com amigos é intensa. Filho e neto de brilhantes cirurgiões médicos da cidade, Pedro já deixa um legado em sua história coma medicina, que apenas começou, com muito sucesso.
Espero que curtam nosso bate papo!
Hobby: Corrida de montanha (Trail Running)
Lugar Inesquecível: Turquia, onde passei minha Lua de Mel. Lugar mágico.
Música: as que me remetem a um momento de vida. Girl, I wanna lay you down. Animal Liberation Orchestra ( A.L.O)
Mania: ir atrás dos meus sonhos e abstrair o foco das dificuldades.
Filme: gosto muito dos filmes franceses. Quebram paradigmas convencionais.
Luxo: tempo livre com a família.
Não vive sem: minha esposa Marina Nemetz e meus filhos amados. São a razão de eu querer ser uma pessoa melhor a cada dia.
Sonho: Permitir e desenvolver em meus filhos os atributos divinos que todos temos dentro de nós. Fazer o possível para deixar a eles e futuras gerações, um mundo melhor.
Continua depois da publicidade
Caos: As vezes necessário para se restabelecer o equilíbrio. Comida preferida Nada melhor que um churrasco acompanhado de um bom Malbec.
Cidade que moraria: Paris, onde fiz minha especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica.
Por que escolheu a medicina?
Pedro Trauczynski – Acompanhando a paixão e comprometimento com a profissão do meu pai, Bruno Trauczynski; quando ainda criança nas visitas a pacientes no Hospital Santa Isabel e devido ao meu avô; Romão Trauczynski, também cirurgião. Deixou de herança para toda família o conceito de honradez e dignidade.
E sua especialidade, como definiu?
Pedro – Nunca pensei em outra área que não a cirurgia. Fui de uma geração de transição entre a cirurgia convencional e a cirurgia laparoscópica ou minimamente invasiva. Foquei minha formação nessa área, na época presente somente em poucos centros. A cirurgia robótica é sua forma mais avançada, atualmente.
Continua depois da publicidade
Quais as facilidade da técnica?
Pedro – Permite ao cirurgião, ao controlar os braços robóticos acoplados à pinças, uma maior precisão de movimentos, que chegam a ser impossíveis à mão humana. Além disso, visualização em 3D e interação com imagens obtidas dentro do paciente com exames radiológicos. O resultado final são a realização de cirurgias mais complexas por via minimamente invasiva e melhores resultados cirúrgicos. O grande beneficiado é o paciente, razão da Medicina e do exercício da profissão. Tem melhor recuperação, uma cirurgia mais precisa e retorno ainda mais precoce à suas atividades do dia a dia.
Quais as indicações de seu uso?
Pedro – As principais especialidades beneficiadas com o método são: Cirurgia Geral e Digestiva, Oncológica, Urologia, Ginecologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Torácica, Pediátrica, dentre outras.
Qual curso mais importante que realizou nesta área?
Clínical Fellowship em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica pelo Hospital Americano de Paris – França. Além da titulação em Cirurgia Robótica na Intuitive Surgical – fabricante do robô Da Vinci- EUA
Se não fosse médico seria, seria o quê?
Pedro – Não me vejo em outra profissão.
Um conselho?
Pedro – Faça o que está ao seu alcance bem feito e com entrega e dedicação. Isso dá o relaxamento necessário para receber o que a vida nos reserva, pois certamente será o melhor caminho para nosso “destino”.
Continua depois da publicidade
Frase Além dos seus conceitos de certo e errado existe um “campo”. Me encontre lá. – Rumi
Leia também:
Robôs cirurgiões e GPS do cérebro a serviço da saúde