Emílio Rossmark Schramm e Sérgio Fernando Hess de Souza realizaram a promessa e registraram seus testemunhos e memórias relativos à organização da primeira edição da Oktoberfest, em 1984. Também representantes do comércio, hotelaria e da comunidade blumenauense participaram da pesquisa.
Continua depois da publicidade
O lançamento do livro “Oktoberfest de Blumenau” está marcado para a sexta-feira, dia 19, às 19 horas, na livraria Blulivro do Shopping Park Europeu. A obra tem Schramm e Hess de Souza como idealizadores, o publicitário José Geraldo Reis Pfau como coordenador editorial e textos e pesquisa do jornalista Renê Müller. Pouca gente conhece, de fato, a origem da festa alemã mais popular das Américas e o livro conta tudo com muitos detalhes e fotos.
– Quando eu e o Sérgio nos encontrávamos, um sempre cobrava do outro: precisamos contar a história do nascimento da nossa Oktober em 1983 e 1984. Mostrar como foi a organização, e como a comissão organizadora tornou as duas primeiras edições da festa uma realidade – lembra Schramm, hoje presidente do SINDILOJAS Blumenau.
– O livro traz dezenas de depoimentos e resgata preciosidades como as atas das reuniões da comissão organizadora, o balanço oficial da primeira edição. É um documento histórico, que mostra o todo o trabalho e envolvimento para viabilizar a Oktoberfest”, destaca Sérgio Hess de Souza, à época presidente do então Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Blumenau e também da comissão organizadora da festa.
“Oktoberfest de Blumenau” é um trabalho muito bacana de pesquisa e de entrevistas que eterniza a memória da festa. Eu curti demais o livro.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Mesmo grande público, cartão para pagamento da Oktoberfest funciona normalmente