Criada há 7 anos, a campanha Janeiro Branco inicia o ano com um cuidado importantíssimo em nossas vidas, a saúde mental, que foi uma das mais prejudicadas em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Conforme o idealizador do movimento, a campanha não tem o objetivo apenas de estimular a procura por tratamentos psicológicos, mas sim fazer com que as pessoas se conscientizem que ações simples podem ser eficazes para garantir a saúde mental e emocional.
Entre algumas dicas básicas disseminadas durante a campanha, estão o fato de ser mais presente, viver com respeito, dialogar, ser afetivo, cuidar da saúde, buscar autoconhecimento e dizer não a preconceitos e violência. A mensagem “quem cuida da mente, cuida da vida” é o grande lema das ações.
Um dos maiores desafios é o tabu que ainda existe quando o assunto é a terapia. As pessoas ainda tem preconceito e muitas preferem se calar ao invés de pedir ajuda. Nesta hora, como seres humanos, nos cabe prestar atenção aos sinais dos nossos amigos e familiares, e oferecer algum tipo de ajuda.
Continua depois da publicidade
Sabemos que cuidar da saúde mental é que mais falta nos dias de hoje e também sabemos que errar, se sentir triste, vivenciar momentos de angústia e medo, fazem parte da vida de qualquer pessoa, em algum momento.
Não é vergonha admitir e procurar auxílio! É coragem e vontade de ser melhor!