Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto “Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina”, tem como principal objetivo o estabelecimento de um ambiente de colaboração mútua durante o período de isolamento social, tornando o fazer teatral possível mesmo com o atual cenário da pandemia no país.

Continua depois da publicidade

Esses encontros objetivam a troca de metodologias sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões de Santa Catarina: Coletivo NEGA, de Florianópolis, que iniciou o projeto; o Karma Coletivo de Artes Cênicas, de Itajaí, segundo grupo a participar do encontro criativo, no dia 26 de março, a partir das 20 horas; na sequência terá o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba, sempre com a participação da VAI! Coletivo, de Joinville, proponente e anfitriã dos encontros.

> Maior barco compartilhado da América Latina chega neste mês a SC

> Receba as notícias do Santa direto no seu WhatsApp. Clique aqui

Os idealizadores do projeto são o artista-pesquisador Raphael Vianna, diretor artístico da VAI!; Samira Sinara, atriz, produtora cultural e pesquisadora do Coletivo; e o produtor executivo Jackson Silva, que é membro permanente da VAI! Coletivo.

Continua depois da publicidade

Sarah Uriarte: Espetáculo Dois ao Cubo
Sarah Uriarte: Espetáculo Dois ao Cubo (Foto: Divulgação)

Para Raphael Vianna, que foi o fundador do coletivo joinvilense, “o encontro entre a VAI! e o NEGA foi certamente um sopro de vida nesse momento tão difícil que o setor cultural atravessa o Brasil”.

> Camerata Vocale lança canal no Youtube com canções e dicas de saúde vocal

> Grammy 2021: melhores momentos da premiação

As atividades ocorrem em três etapas: compartilhamento de pesquisas, produção de material audiovisual e disponibilização dos conteúdos nas redes digitais, de forma gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência.

As lives com a participação dos coletivos envolvidos, que são realizadas sempre às sextas-feiras, aberto ao público, mediados pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, diretor da La Trama Cia. Teatral. 

Já o cineasta Juliano Lueders é o responsável pela produção audiovisual, direção de arte e edição dos encontros entre os coletivos. O trabalho acorre integralmente de modo telepresencial, por meio de plataforma digital zoom.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Mostra Conceito” valoriza produção da arquitetura catarinense

Concurso Brasileiro de Cervejas termina julgamento de amostras e o resultado será na próxima semana