A temporada de exposições de arte em Santa Catarina já começou no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Neste início, os artistas convidados para a abertura são os irmãos paulistas Viktor e Bernard Busch, que trazem uma proposta contemporânea inédita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Os trabalhos reúnem uma extraordinária coleção de cartas, bilhetes e fotografias assinadas por alguns nomes famosos do passado, celebridades, estrelas, além de personalidades mundo afora, como o Papa João Paulo II, Rainha Elizabeth II, Ayrton Senna, Chico Xavier, George e Barbara Bush.

A exposição apresenta até o documento de uma entidade internacional como a Nasa.

(Foto: Divulgação)

A partir dessas cartas reais em papel e respostas das cartas dos jovens irmãos, os dois resolveram recriar, 30 anos depois, diálogos improváveis por meio de frases, desenhos, pinturas, pixels, games e toys art. O resultado é surpreendente e a exposição leva o nome de “Cartas Atemporais in modu Spam”.

Continua depois da publicidade

(Foto: Divulgação)

A inspiração para esta mostra, segundo a dupla, foi impulsionada pela criatividade da mãe, a joinvilense Yara Busch, professora de Matemática, que sempre gostou de escrever cartas.

Durante a visita, o público pode conhecer a correspondência real e inventada dos irmãos Busch com o médium Chico Xavier, dos treinadores de futebol Zagallo e Telê Santana, do músico Jean-Michel Jarre, além dos atores Paulo Autran e Rowan Atkinson, que interpreta o personagem Mister Bean, por exemplo.

Viktor é comunicador por formação, estrategista tecnológico por ofício e ilustrador por insistência. Ele também é formado em Propaganda com narrativas pelo videogame e artes digitais.

Já Bernard Busch cursou produção editorial e navega pelos mares da publicidade. Se considera um contador de histórias ao criar storytelling com actions figures.

Continua depois da publicidade

A exposição dos irmãos permanece aberta à visitação de terça a sábado, das 9h às 18h, até o dia 25 de março. A entrada é gratuita.

Leia também:

Exposição de artista plástico catarinense é inaugurada em Itajaí e tem entrada gratuita

Santa Catarina Moda e Cultura começa o ano com palestra inédita de Carlos Ferreirinha