O Quality Hotel Blumenau completou cinco anos de história neste mês e, ao longo do tempo, se posicionou como a mais completa estrutura da cidade, contribuindo para o turismo na região e consagrando-se como destino certo para milhares de visitantes todos os anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Ainda que jovem, o hotel trilha um caminho cheio de curiosidades, que se destacam por não serem conhecidas por muitos. E, para marcar a data, foi divulgada uma lista com cinco características sobre o estabelecimento, convidando os hóspedes a se divertirem no espaço.
— Queremos convidar os hóspedes a brindarem conosco e, também, a conhecer um pouco mais sobre o hotel e todos os seus destaques — conta a gerente Geral, Alessandra Rampasso. Segundo ela, a primeira meia década vem cheia de desafios, aprendizados, compreensão e resiliência.
Resiliência foi importante desde o início da história do hotel e destaca um fato pouco conhecido. Desde a compra do prédio onde funciona o Quality Hotel Blumenau até a entrega da obra, foram cerca de cinco anos. Só o projeto de retrofit precisou de 41 meses de construção, já que a estrutura teria de ser reformulada, otimizada e encontrava-se obsoleta. Foi um desafio para Indiara e Bruno Barbieri, da Indiarq, responsáveis pelo projeto que modernizou as áreas, mantendo algumas características históricas.
Continua depois da publicidade
Veja como está o hotel atualmente
Confira abaixo cinco curiosidades que nem todo mundo sabe sobre o Quality Hotel Blumenau.
1- Painel cerâmico do lobby tem mais de 977 peças e 14 metros de altura
O lobby do Quality Hotel Blumenau é o lar da obra de maior expressão do renomado escultor blumenauense Pita Camargo: um painel cerâmico de 977 peças e 14 metros de altura, instalado em 1989 (quando o espaço pertencia a outra administração). Atualmente, é um dos principais pontos de fotografia dos hóspedes.
2- Foram 41 meses de obras antes de abrir
O prédio do Quality Hotel Blumenau foi adquirido pelos investidores já construído, mas, de acordo com Indiara e Bruno Barbieri, da Indiarq, o espaço precisava de modernização. O prédio de mais de 10 mil metros quadrados de área construída passou por significativas melhorias até abrir oficialmente.
Ele aumentou o número de quartos de 90 para 115, otimizando espaços do lobby, áreas administrativas, operacionais, de eventos, gastronômicas e de lazer. Mesmo com a entrada da rede Atlantica Hotels, que administra mais de uma centena de hotéis no Brasil, a essência do projeto original foi mantida.
Continua depois da publicidade
3- 25% da energia gerada no Quality é solar
Preocupado com a utilização de recursos naturais, o Quality Hotel instalou, desde o início da operação, centenas de metros quadrados de painéis solares. Atualmente, 25% da energia consumida pelo hotel é solar. O objetivo do estabelecimento é continuar a evoluir na obtenção de energia limpa e renovável.
4- Preservação de 60 mil metros de mata nativa
Os investidores responsáveis pelo Quality fizeram questão de adquirir 60 mil metros de área de mata nativa localizada no entorno do hotel para garantir a manutenção e preservação. A iniciativa promove que fauna e flora local sejam preservadas, garantindo a não exploração indevida das terras.
5- Padrão internacional de segurança
Muitas vezes, executivos de empresas e pessoas públicas só podem se hospedar em hotéis que atendam ao padrão internacional de segurança. Esse é o caso do Quality Hotel, um dos poucos na região a possuir sistema inovador de sprinklers, saídas de emergência a cada 19 metros e cerca de 150 câmeras de monitoramento nas áreas comuns. Tudo isso para garantir que a hospedagem seja, de fato, segura.
Para quem ainda não o conhece, o edifício fica localizado na Rua Hermann Huscher e dispõe de instalações para eventos com capacidade para 460 pessoas. Já o restaurante “Dom Rosso” é aberto ao público e atende 176 visitantes.
Continua depois da publicidade
O espaço também está preparado para receber pessoas com deficiência, com 12 apartamentos adaptados, área para circulação de cadeirantes e equipamentos de auxílio para pessoas com dificuldades de locomoção e visão.
Uma opção hoteleira que agrega e engrandece o mercado em Blumenau.
Leia também
Shopping flutuante e iates de luxo: o que esperar da 2ª edição do Marina Itajaí Boat Show
Hotel de Blumenau é eleito um dos melhores do mundo em premiação internacional