Sempre curti o Havaí, suas ilhas, sua cultura e seu modo de vida, mas esta semana fiquei sabendo de uma notícia que particularmente adorei. Na capital, Honolulu, foi sancionada uma lei que irá multar os pedestres que atravessarem a rua olhando dispositivos móveis. Além dos celulares, o maior objetivo da proposta, notebooks, computadores, videogames e câmeras também estão na lista, e a multa vai rolar mesmo que seja a pessoa esteja na faixa de pedestres.
Continua depois da publicidade
O valor da infração inicia com 15 dólares, e vai crescendo conforme a reincidência, chegando até 100 dólares. Também existem algumas exceções, uma delas é no caso da pessoa estar utilizando o 911(emergência) no momento. Outros estados e cidades, como Nova Iorque, que já pensa no valor de 250 dólares de multa, já estão estudando a medida, já que muitas pessoas se acidentam por estarem distraídas com seus smartphones.
A comunidade havaiana curtiu e nem reclamou. Fico pensando nessa lei por aqui. Iria faltar guardas para multar o pessoal. Mas é de se pensar. Fica a sugestão!