O Grupo Folclórico Alemão Eintracht – Eintrachtvolkstanzgruppe irá lançar a partir do dia 15 de março, dois vídeos do projeto “A Modernização da Tradição – Fazendo a Roda Girar”, que mostram as peculiaridades de vestir um traje, histórias e curiosidades da indumentária que faz parte de suas apresentações.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Os vídeos foram produzidos por Helô Beckhauser, da Agência Lupulô, e serão disponibilizados gratuitamente pelo canal do YouTube.

— Estamos produzindo novas peças para o traje feminino do nosso grupo, o Gebirgstracht. Aprimoramos o corte, a costura e os acabamentos do colete feminino, lenços e aventais como melhorias, após estudos desenvolvidos pela Coordenadora de Trajes da Associação, Jane Liesenberg. Então surgiu a ideia de produzirmos dois vídeos que falam sobre essas particularidades e curiosidades dos nossos trajes. Além de ser uma forma de gerar conteúdo para os interessados no assunto e de manter motivado e unido o grupo neste período de pandemia — comenta o presidente, coordenador de danças do Eintrachtvolkstanzgruppe e proponente do projeto, Julian Michel Ruediger.

Fundado em 1987, o grupo folclórico é o segundo mais antigo de Blumenau. É sediado no Clube Esportivo Recreativo e Cultura Concórdia, da Itoupava Central, e possui duas categorias, o infanto-juvenil e adulto. Utiliza atualmente 2 trajes, o Gebirgstracht, encontrado por toda Baviera, mais fortemente representado na região da Alta Baviera,  e também o Braunschweigertracht, traje da Baixa Saxônia, mais precisamente da cidade de Brunsvique (Braunschweig), escolhida pelo fundador de Blumenau como morada quando este regressou à Alemanha.

Continua depois da publicidade