Michel Schmitt, publicitário, é nascido e criado em Blumenau. Ele conta que é fã de carteirinha da cidade, dos pontos turísticos à gastronomia do ano inteiro. Preza pela família e pelos amigos, e por isso em outubro faz a festa com eles também. Não cozinha muito bem, ainda, diz ele, mas garante que sabe avaliar os melhores pratos, dentre eles a cuca.
Continua depois da publicidade
Michel é fundador do Cucawagen, 11ª atração melhor avaliada pelo público durante os desfiles da Oktoberfest 2017. Aqui ele conta um pouco de sua história, dia a dia e também sobre as curiosidades da atração.
Espero que curtam!
Hobby: Estou aprendendo a cozinhar.
Lugar Inesquecível: Reykjavík, na Islândia.
Continua depois da publicidade
Música: Valerie, Amy Winehouse
Mania: Deixar tudo alinhado, reto.
Filme: Na Natureza Selvagem
Luxo: Viajar
Não vive sem: Internet
Sonho: Dar a volta do mundo
Caos: Atual política brasileira
Comida preferida: Massa, todos os tipos.
Cidade que moraria: Cape Town, na África do Sul.
Como e quando nasceu o Cucawagen?
Eu já participava dos desfiles da Oktoberfest no grupo de uma família de Blumenau, mas sempre tive vontade, junto com meus amigos, de formar um grupo que tivesse a nossa cara. Em 2015, mediante um Edital para novos grupos lançado pelo Parque Vila Germânica, o Cucawagen (Carro da Cuca) nasceu.
A gastronomia sempre teve destaque nos desfiles, mas o café (da manhã, da tarde ou colonial) do alemão ainda não marcava presença na festa. Ops, tínhamos um tema! A cuca faz parte das nossas melhores lembranças culinárias. Afinal, todo blumenauense tem uma Oma – ou padaria preferida – que faz uma cuca como ninguém. A cuca é democrática (quem não gosta de cuca?), diz muito sobre nossos costumes e por isso encanta todas as gerações.
Quem criou os figurinos?
Os figurinos foram desenhados por Laura Maroco e desenvolvidos por Emanuella Fuck, ambas estilistas e integrantes do Cucawagen. O azul representa a bandeira de Silésia, importante zona industrial dividida entre Polônia, República Checa e Alemanha, onde supostamente foi criada a Streuselkuchen (do alemão, “bolo de flocos”) de cana de açúcar. Já o bege faz alusão à massa de bolo, o principal ingrediente da cuca.
São quantos integrantes?
38 integrantes.
Qual o ponto alto do desfile para vocês?
Com certeza é a passagem em frente ao Tunga. Durante todo o desfile o Cucawagen é reconhecido pelas pessoas, mas a energia que recebemos em frente ao Tunga é indescritível. Temos, inclusive, uns passinhos ensaiados especialmente para este ponto da Rua XV de Novembro.
Continua depois da publicidade
O que mais escutam dos turistas?
Cuca! Cuca! Olhas os “azuizinhos”! Nosso grupo é jovem e tem muita energia, e isso conta muito. Além disso, fomos muito felizes na escolha do tema. A cuca é praticamente um patrimônio de Blumenau, e por isso harmoniza com Oktoberfest.
Vocês tem alguma música e coreografia? Se sim, quem fez?
Sim. Nossa música apresenta a cuca como a “Rainha do Café Colonial”, e foi criada pelo Sr. Rogério França, vocalista da Banda Vox3. A coreografia foi desenvolvida pelas integrantes do Cucawagen.
Qual história bacana você tem para contar do grupo?
São tantas histórias nesses quatro anos! No final de um dos nossos desfiles começou a chover muito forte. Por conta disso, o telhado do Cucawagen, que é completamente revestido com cucas de verdade, “derreteu”. Sorte a nossa que já estávamos no final da XV de Novembro! Já no ano passado, um casal de integrantes fez seu ensaio de casamento (pré-wedding) durante o desfile do Cucawagen, tamanha sua paixão pelo grupo e pela Oktoberfest.
E durante o ano, vocês se reúnem?
Mais que um grupo de Oktoberfest, somos um grupo de amigos. Nos reunimos sempre!
Planos para o futuro?
Já fomos convidados e pretendemos levar o Cucawagen para outras festas típicas da região.
Conselho: Vai com fé.
Frase: “De modo suave, você pode sacudir o mundo.” – Mahatma Gandhi
Leia também: