O fotógrafo catarinense Renato Machado acaba de lançar a pré-venda do livro Cânions e Balões. A obra contempla meio ambiente, turismo e fotografia e revela paisagens pouco conhecidas do Geoparque Cânions do Sul do Brasil.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Blumenau pelo WhatsApp

Segundo Renato Machado, depois de lançar o livro “Paisagens Secretas, Sul do Brasil”, ele se debruçou no estudo do território do Projeto Geoparque Cânions do Sul, formado por sete municípios, em dois estados, no Sul do país, para este novo trabalho “Cânions e Balões”.

Fazem parte do parque os municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul e Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina.

“Uma das intenções é fomentar a retomada do turismo nessas regiões, além de difundir a fotografia artística e a democratização do acesso às imagens”, afirma o autor.

Continua depois da publicidade

Para captar as imagens, Renato fez diversas imersões pela região, em algumas delas liderando grupos em tours, e outras fotografando do alto, em voos de balão pela Praia Grande, capital do balonismo.

O fotógrafo é natural de Florianópolis e hoje reside em Joinville. Tem fotos publicadas em revistas internacionais, como a National Geographic Brasil e já liderou expedições fotográficas pela Patagônia, Ushuaia, Jalapão e Cavernas do Peruaçu, e ensaios fotográficos no Egito, Espanha, Ilha de Pascoa e Polinésia Francesa.

Mirante da Trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho
Mirante da Trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho (Foto: Renato Machado)