O mês em que se comemora a colheita das uvas também marca a abertura da nova exposição na Villa Francioni, na Serra Catarinense. Neste sábado (4), às 15h, a Galeria de Arte em São Joaquim renova o espaço com 44 miniaturas das Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci. Na mostra, o público se surpreende com catapultas, canhões, tanques e outros objetos produzidos pelo artista Denis Soncini.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A visitação é gratuita e ocorre todos os dias, incluindo aos sábados e domingos, das 10h às 17h. O evento segue disponível até 14 de maio.

Engenheiro mecânico por formação, Denis tem como hobby modelismo em madeira. O marco inicial dessa exposição foi em 2003, quando o artista viu uma mostra de Leonardo da Vinci em Veneza, na Itália.

Por ser apaixonado pela obra, Denis estudou os esboços e desenhos das máquinas de guerra, interpretou o funcionamento em plantas de execução e, em três anos, produziu 44 máquinas.

Continua depois da publicidade

Irmão do artista, Décio Soncini, que também é pintor e gravador, ensinou a técnica para Denis. A partir daí, ele criou as 24 gravuras que integram essa mostra.

Catapulta com guindaste (Foto: Divulgação)

Segundo o curador da exposição, Walter de Queiroz Guerreiro, essas figuras são importantes pelo lado artístico, pois são releituras de leituras. O coordenador artístico da Galeria VF, Edson Machado, também comenta sobre a importância dessa iniciativa.

— A exposição em São Joaquim de obras de Da Vinci proporciona a inclusão do Estado de Santa Catarina no cenário nacional da cultura e dá a oportunidade de catarinenses e visitantes conhecerem ainda mais a genialidade deste mestre artista e inventor renascentista italiano — ressalta.

Leia também:

Celebração da colheita de uvas na Serra Catarinense traz programação variada ao público

Indaial recebe show internacional de jazz com turnê também pela Serra Catarinense