A exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos” é inaugurada nesta terça-feira (30) às 20h no Mausoléu Dr. Blumenau, no Centro da cidade. O público poderá conferir a mostra que retrata os cinco séculos de ligação entre os dois países, que atinge pessoas em diversas atividades, na imaginação, na inteligência e no empreendedorismo, tanto brasileiro quanto francês.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

A abertura contará com a presença do cônsul honorário da França, Jean Victor Martin, e é uma realização da Aliança Francesa Blumenau, em parceria com o Consulado Honorário da França em Florianópolis e a Aliança Francesa Florianópolis.

A exposição reúne uma série de 50 painéis com textos e fotos cedidos pela Editora Conteúdo, de São Paulo, e compilados em um livro editado em 2009, a pedido da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, por ocasião do Ano da França no Brasil.

Coordenador da mostra, o cônsul honorário da França explica que o conteúdo da exposição abrange artes em geral, ciências e tecnologias, educação e saúde pública, comércio, indústria, pesquisa e proteção ambiental.

Continua depois da publicidade

— Esses são campos nos quais se desenvolveu uma admirável parceria franco-brasileira, desde os primeiros navegadores do século XVI até os empreendedores da nossa época — destaca.

Na visita, o público poderá descobrir algumas curiosidades relacionadas aos catarinenses, como por exemplo o fato de que o pintor Victor Meirelles viveu vários anos na França e na Itália graças a uma bolsa de estudos oferecida pelo Imperador Dom Pedro II.

Haverá também uma menção à relação entre a França e o Dr. Hermann Blumenau, que no ano de 1867 recebeu um certificado na Exposição Universal de Paris pelo sucesso e prosperidade da colônia. A colônia Blumenau participou com vários produtos e conquistou 12 prêmios.

> 10 fotos inéditas mostram como era Blumenau no início da colonização

Os painéis trazem muitos outros fatos interessantes que associam a França ao Brasil. Em um deles, os visitantes poderão saber por qual motivo o aviador Alberto Santos Dumont foi a origem da chegada do primeiro veículo Peugeot no Brasil. E ainda entender fatos históricos, como as ligações entre a Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira.

Continua depois da publicidade

A exposição fica aberta para visitação até 15 de janeiro.

Exposição “Brasil e França: uma relação de 500 anos”

  • Onde: Mausoléu Dr. Blumenau, na Rua XV de Novembro, 161, Centro.
  • Quando: abertura nesta terça-feira (30), às 20h. Visitação até 15 de janeiro, diariamente, das 10h às 16h.

Leia também

O herdeiro da Dudalina que quer resgatar a tradição da família com camisas

Caso de racismo volta a agitar bastidores do setor cervejeiro no Brasil

Novos casos de Covid-19 despencam em Blumenau e número é o menor em 17 meses

Como o advogado Rodrigo Soethe levou a oposição à vitória na eleição da OAB Blumenau