Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o mês Junho Verde, a Vila Encantada, em Pomerode, promoverá um evento especial: “O Paleontólogo Encantado e a Megafauna” conta com exposição de fósseis e tem abertura neste sábado (5). A atividade continua a ocorrer em todas as sextas-feiras do mês de junho.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

— A proposta é apresentar o trabalho feito pelo paleontólogo, para que crianças e adultos possam acessar o passado através de alguns fósseis reais da megafauna pré-histórica, que foram disponibilizados em parceria com o CenPaleo. Com isso pretendemos traçar um paralelo do evento de extinção em massa dessas espécies com as espécies atuais, que agora, correm o risco de terem o mesmo destino, desaparecerem da terra — explica o educador ambiental da Vila Encantada, Cezar Santos.

É comum que as pessoas relacionem o trabalho do paleontólogo apenas com os fósseis de dinossauros, mas esses cientistas também se dedicam ao estudo dos vestígios e evidências de todos os seres vivos que viveram no passado.

A atividade reforça a importância de manter os ecossistemas saudáveis e convida para um ato simbólico, em que todos poderão contribuir para a restauração dos ecossistemas plantando uma semente, representando a esperança em um mundo mais sustentável.

Continua depois da publicidade

Ah, e para quem não sabe, “megafauna” é um termo utilizado como referência aos animais de grandes proporções, como os elefantes, rinocerontes, girafas, hipopótamos e baleias. Entretanto, o termo é mais usado com os animais já extintos, como o mamute, mastodonte, preguiça gigante, tigre dente de sabre, megalodonte e também os dinossauros.

A Vila Encantada fica no Centro de Pomerode.

Bom programa para o fim de semana!

Vila Encantada em Pomerode
Vila Encantada em Pomerode (Foto: Divulgação)