A escritora de Blumenau Terezinha Manczak lança neste mês a obra ‘A Lua de Abril e Outros Haicais’. O livro traz uma série de textos em formato de Haicai, poema curto de origem japonesa, escrito em até dezessete sílabas, distribuídas em três versos de cinco, sete e cinco divisões sonoras.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Blumenau pelo WhatsApp

O evento de lançamento ocorrerá em formato on-line no dia 20 de maio, às 19h, pelo Facebook do Instituto Montes Ribeiro, de Curitiba.

“Eu já havia publicado outros três livros de haicais e, no entanto, sem trabalhar sobre o tema em Blumenau de modo mais abrangente. Vejo a importância deste livro como a coroação de um sonho, uma forma de prêmio, pelos meus mais de vinte anos de amor e entrega à poesia”, afirma Terezinha Manczak.

Como contrapartida social, a autora fará algumas oficinas de Haicai gratuitas no dia 26 de maio, das 14h às 16 horas. O workshop será no Sesc Blumenau, e há 10 vagas disponíveis. Já no dia 29 de maio, das 9h às 12 horas, a oficina será na Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, também com 10 vagas.

Continua depois da publicidade

“As oficinas contribuem para a difusão desta manifestação poética, que ao contrário de versar sobre sentimentos, fazem referências a cenas cotidianas, além de fortalecer o desenvolvimento da escrita criativa”, complementa a autora.

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail terezinhamanczak@gmail.com. A ação será em formato presencial, com 50% da capacidade de público, ao ar livre, conforme as restrições vigentes e cuidados recomendados por conta da pandemia de Covid-19.

As vagas são voltadas a poetas, escritores, grupos da memória, estudantes e demais pessoas interessadas, a partir de 14 anos.

“Pretendemos atender professores e alunos que estudam o Haicai em sala de aula, e instigar mais publicações de autores blumenauenses. É uma forma também de compartilhar a delicadeza dos poemas, como se fossem registros fotográficos, que levam o leitor a uma forma de diálogo com o autor da obra”, explica Terezinha.

Continua depois da publicidade

Nas oficinas haverá três momentos distintos de atuação: dinâmica, apresentação, teoria e prática do Haicai. “Dinâmica de observação do espaço externo, com os participantes, para apreciação da natureza e dos fatores climáticos como frio, calor, sol, chuva, vento ou interferências sonoras como o canto dos pássaros, grilos, cigarra, presença de animais, conforme a estação do ano”, explica Terezinha.

“Haverá apresentação explicativa sobre o que é o Haicai, sua origem e como se faz. Noções de Kigologia (estudo do Kigo, que significa termos da estação), e exercícios para fixação do aprendizado e produção de textos”, conclui.

A poeta, escritora e produtora cultural vive em Blumenau desde 1980 e possui seis livros de poesia publicados, sendo quatro de Haicais.

O lançamento do livro terá evento on-line
O lançamento do livro terá evento on-line (Foto: Divulgação)