Foto Felipe Machado, divulgação

Por Carol Passos – interina

Conheço a Cristal Muniz há alguns anos e acho incrível como ela modificou os hábitos em prol de um modo de vida mais sustentável. Esta designer catarinense decidiu diminuir a produção de lixo em 2015 e hoje já é referência no assunto. Ela tem o blog “Um Ano Sem Lixo”, onde ensina receitas e dá dicas de alternativas que contribuem para o meio ambiente, e viaja o Brasil ministrando oficinas sobre o tema. No dia 21, Cristal lança aqui em Floripa seu primeiro livro, o Uma Vida Sem Lixo, que reúne boa parte destas sugestões. Além disso, julho é o mês sem plástico, uma oportunidade para tentarmos reduzir o uso de descartáveis e colaborar por um bem comum. Leia a conversa com a Cristal:

Continua depois da publicidade

Como foi o processo de produção do livro? O que você priorizou na hora de escrever?
 Eu fiz o livro pensando escrever um grande guia ensinando as pessoas a aprenderem a viver sem produzir lixo. Por isso, ele é dividido em cômodos e, a cada pedaço da casa, eu falo como gerar menos lixo comprando, fazendo, armazenando, trocando coisas. 

Não quis deixar nada de fora, então tem receita para fazer cosméticos, comidas e produtos de limpeza; arquivos para baixar e ir para ação fora de casa também; explicações do por que as trocas são importantes; e muita nota explicando palavras, conceitos e um monte de coisas. Além disso, claro, o livro tem várias sugestões legais para melhorar a relação que temos com os resíduos que geramos. Quis compilar tudo o que aprendei pensando nas dúvidas que tive quando descobri o movimento lixo zero lá no final de 2014, antes de fazer o blog. 

Continua depois da publicidade

Na edição, estão receitas que testei, dicas que usei e aprimorei, tudo o que eu conclui ser a melhor ideia para gerar menos lixo ou ser menos impactante.

Sobre o mês sem descartáveis, qual o primeiro passo para se livrar deles?
Começar. Pode ser levando uma garrafa de água sempre com você, parando de usar copinhos descartáveis, trocando a sacola plástica pela ecobag, dizendo não para os canudinhos plásticos. Existem ações bem fáceis e pequenas, e outras mais desafiadoras e incríveis, como fazer seu próprio vinagre de maçã ou seus cosméticos.

O importante é olhar para os resíduos plásticos, principalmente os de um único uso, e enxergá-los como eles são: uma praga no mundo atual. Eles precisam ser separados, enviados para coleta seletiva, mas antes de mais nada a gente precisa parar de usar este tipo de coisa. Polui muito.

Uma dica de livro, filme e série que você goste.
Acho que todo mundo tem que ler o livro O Terceiro Prato, do chef Dan Barber, que discute os rumos da alimentação do futuro. Não tem nada a ver com sustentabilidade (inclusive muito pelo contrário), mas amo a série Mad Men. Um filme muito bom, mas que precisa garantir um lencinho é o Eu, Daniel Blake.
 

Continua depois da publicidade