As vivências de uma jovem pescadora da cidade de Balneário Piçarras motivaram a criação do curta-metragem ‘Mulheres do Mar’, que estreia em uma live gratuita no dia 14 de maio, às 20h, no canal ‘Curta Mulheres do Mar’, no YouTube.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias do Santa por WhatsApp

O documentário, feito pela Azul Filmes, é dirigido pela jornalista e realizadora audiovisual Juny Hugen e acompanha um dia na rotina de Thaili Winter e do pai em alto mar, além de todo o trabalho de manuseio e venda que a família produz.

A partir dessa família de pescadores, o filme também aborda outras temáticas relevantes como o papel exercido pela mulher na atividade pesqueira, os desafios e as lutas da profissão.

— Começamos a falar com a Thaili ainda em 2019, e a história dela e da família nos chamou muito a atenção. A Thaili é uma menina e mulher muito batalhadora e que segue lutando para ajudar a família, que tem como única renda a pesca artesanal. Ela pesca com o pai desde a infância e acreditamos que essa história pode inspirar outras meninas que também queiram seguir este caminho — relata Juny.

Continua depois da publicidade

Patrimônio cultural de Santa Catarina, a pesca artesanal é fonte de renda e emprego para muitas famílias e é considerada uma atividade tradicional e secular, onde os ensinamentos são passados de geração para geração.

— Todo o processo de produção e execução do documentário foi estimulante e recompensador, pois pudemos registrar as vivências da Thaili, de família e também mostrar um pouco sobre o cenário da pesca artesanal atualmente — explica a diretora do curta-metragem.

O curta também serve como registro documental e se torna mais um material representativo para os grupos de mulheres pescadoras dentro e fora de Santa Catarina.

O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e os detalhes da produção podem ser acompanhados no Instagram @curtamulheresdomar.

Continua depois da publicidade

O filme também aborda o papel da mulher na atividade pesqueira
O filme também aborda o papel da mulher na atividade pesqueira (Foto: Divulgação)