O 15º Festival Gastronômico de Pomerode, que segue até 21 de julho, encanta a todos que passam por lá. O evento, que promete fazer uma viagem pelos sabores da Alemanha, reúne boa gastronomia, ambiente aconchegante e experiências inesquecíveis. 

Continua depois da publicidade

Na Cozinha Show Mueller, por exemplo, chefs regionais e cozinheiros de renome apresentarão receitas e compartilharão expertises com os visitantes. Entre as ações, uma delas irá explorar uma culinária ainda pouco conhecida: Angela Andrade trará dois preparos veganos para o espaço, com intuito de mostrar todo o sabor desta cozinha. 

Formada em Alta Gastronomia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), ela é especialista em culinária vegana. Mãe de dois, foi através da influência de sua filha que começou a se interessar e pesquisar este tipo de comida. 

No Festival, Angela vai mostrar no dia 15 de julho, segunda-feira, como é possível criar receitas incríveis a partir de ingredientes sem resquício de proteína animal. 

Aqui na coluna, ela conta um pouquinho da sua trajetória e expectativa para o evento.

Continua depois da publicidade

Confira a entrevista com Angela Andrade

– Quando a sua filha decidiu ser vegana, como você reagiu num primeiro momento?

Com naturalidade. Meu único questionamento foi se ela havia buscado um nutricionista pra que não viesse a adoecer neste processo. Com o tempo, vi que ela estava ainda mais saudável sendo vegana do que anteriormente. 

– Como surgiu a ideia de trabalhar só com produtos veganos? 

Por influência da minha filha, que me mostrava várias receitas veganas. Fui testando, criando novas e me apaixonei por esta culinária! 

– Qual é o principal desafio desse tipo de comida? 

A substituição dos ingredientes que são derivados dos animais, para os que são vegetais. Encontrar matérias-primas que sirvam para dar liga, que substitua a textura e até mesmo o sabor de outros itens, sem a crueldade animal. 

Continua depois da publicidade

– O que as pessoas não imaginam sobre a alimentação vegana? 

Que pode ser muito saborosa. A maioria das pessoas imaginam que veganos comem somente folhas verdes. Mas esta não é a realidade. Podemos criar todo tipo de receita na versão vegana e, na Cozinha Show Mueller, trarei dois preparos que provam isso. 

– Como você recebeu o convite para ser uma das apresentações do Festival Gastronômico? 

Fui convidada através da Rejane, da AVIP. Me senti muito lisonjeada e estou preparada para compartilhar o um pouco do meu conhecimento e o sabor da culinária vegana! 

– Qual é sua expectativa? 

Que todos gostem do que será apresentado no dia, e mais ainda: que o veganismo seja desmistificado e que as pessoas possam enxerga-lo como uma opção de estilo de vida.

Saiba mais

Hobby: Sair com amigos e dirigir 

Música: Deixa a Tartaruga Nadar – Dazaranha 

Mania: Organização 

Filme: Ghost 

Não vive sem: Pessoas ao meu redor 

Sonho: Conhecer Paris 

Caos: Ver minha família triste 

Comida: Massas 

Cidade onde moraria: Florianópolis 

País mais incrível que já conheceu: Por enquanto somente o Brasil, mas tenho o sonho de visitar outros lugares! 

Continua depois da publicidade

Última viagem foi para: São Paulo 

Conselho: Seja feliz independente do que os outros pensem ou falem de você. 

Ídolo: Minha mãe