Perfil de Maria Christina Dorigatti foto de Pedro Waldrich
Neste mês de Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama e ovário, a coluna bate um papo super importante com Maria Christina Duarte Pereira Dorigatti, presidente da Rede Feminina de Comabate ao Câncer de Blumenau-gestão 2017/2018.
Continua depois da publicidade
Casada há 42 anos com o advogado, Mauro Dorigatti, é mãe Bruno Dorigatti , jornalista e editor da DarkSide Books, que reside atualmente com a família no Rio de Janeiro e de Marcelo Dorigatti, administrador residente em Florianópolis.
Ela é avó de Nina, Amora, Sofia e Paola, frutos da união de seus filhos com as noras Antonia e Camila, respectivamente.
Formada em História Natural com Pós Graduação em Ciências, Christina lecionou Biologia e Ciências por 42 anos em escolas particulares, entre elas o Sagrada Família, Bom Jesus Santo Antônio e Escola Barão do Rio Branco e na escola estadual – Pedro II.
Continua depois da publicidade
Aposentada há 5 anos, é voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau desde 2003, completando neste ano 15 anos de Voluntariado.
Ela conta que em seu último encontro com a saudosa Presidente da Rede, Odinéia Marchetti, em um jantar de encerramento, ela a encorajou para abraçar esta missão. E este “empurrão” pesou muito em sua decisão para assumir o cargo.
Seu trabalho desenvolvido na Rede foi muito bacana e muito elogiado por todos. Espero que curtam!
Hobby: Encontro com as Amigas
Lugar Inesquecível: Por de Sol em Camogli – Itália
Música: melodias que sintonizam com meu momento
Mania: sou movida a desafios e opino sempre
Filme: Mamma Mia 2
Livro: “Uma Rede de Amor” – Histórico da RFCCBLU
Luxo: Ah!!! Mais domingos!!!
Não vive sem: Minhas netas
Sonho: A cura do Câncer pela Medicina Integrativa
Caos: Atendimento precário na saúde
Comida preferida: a mais saudável e colorida possível
Cidade que moraria: sempre em Blumenau
Como nasceu sua história com a Rede Feminina de Combate ao Câncer ?
Maria Christina Dorigatti: Por ser professora fui convidada há 15 anos – como Voluntária no Setor Educacional dando Palestras nas Escolas sobre Qualidade de vida. Estreei como secretária na Diretoria (2004) e também participei de mais duas gestões (2006 e 2015) em cargos de diretoria como Vice Presidente. E voluntária no Setor Promocional.
Continua depois da publicidade
Quais os principais eventos que ela realiza?
Maria Christina Dorigatti: Os eventos mais importantes são a Feira da Amizade, em junho, na venda de 11.000 docinhos na Vila Germânica, o Pedágio que sempre acontece em agosto, a Passarela de Gala com o desfile das Debutantes no Tabajara no final de agosto e o Jantar Outubro Rosa no Tabajara.
E as ações do Outubro Rosa?
Maria: O mês Outubro Rosa, simbolizado pelo laço rosa, chama a atenção de toda a comunidade para a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama e a prevenção do Câncer de Colo de Útero. Como parte da divulgação do Outubro Rosa e com a participação de patrocinadores, a Rede Feminina de Blumenau produz também, a cada ano com um design diferente, camisetas alusivas a Campanha. O destaque desse ano é a simbologia usada para chamar atenção com a frase: “O que te desafia, te transforma” , e a estampa da flor de cerejeira. A Missa, o Culto Ecumênico e Ação com Panfletagem no Dia D – Dia Internacional de Combate ao Câncer , 19 de outubro, na Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, Jantar Outubro Rosa, no dia 25 de agosto no Tabajara.
Qual você classifica como a mais importante-
Maria: Um dos pontos altos da Programação do Outubro Rosa é a 8ª. Caminhada Outubro Rosa, no dia 21 de outubro, domingo, com saída e chegada ao Parque Ramiro Ruediger e todos os participantes com a camiseta Outubro Rosa 2018. A Rede Feminina quer chamar a atenção para a transformação e superação pela qual passam todas as pacientes diagnosticadas com câncer de mama e a própria Instituição, através de suas Voluntárias pelo seu trabalho de amor. Merecem destaque as Palestras e Encontros em Empresas e Associações promovidas pelo Setor Educacional da Rede, que levam informações sobre Qualidade de Vida e Prevenção contra a doença.
Como podemos ajudar a Rede hoje? Existe algum modo?
Maria: Participando dos eventos promovidos pela Rede Feminina, com parcerias e doações.
Qual o público alvo que a Rede ajuda?
Maria: Mulheres que fazem o diagnóstico precoce do Câncer de Mama , preventivo de Câncer de Colo de Útero e apoio às pacientes mastectomizadas
Continua depois da publicidade
Qual o maior desafio para a instituição?
Maria: Nossa Rede – desde a sua Fundação em 1973 – é movida a fortes desafios.
Assim construiu sua história através das brilhantes gestões que me antecederam. Conquistou um espaço intimamente ligado à comunidade de Blumenau, tendo a credibilidade como a principal característica. O meu desafio é manter a posição de conquista e respeito, dando continuidade ao atendimento de excelência modernizado e totalmente gratuito.
Que ação a Rede ainda gostaria de realizar?
Maria: Atendendo a solicitação das Pacientes mastectomizadas, a Rede Feminina ainda tem como objetivo conquistar junto ao Poder Público, o direito delas para a realização da cirurgia plástica reparadora para simetria da mama contralateral à mastectomia, através do SUS.
É o que ainda falta para que as pacientes possam superar em todos os aspectos os traumas causados pelo câncer de mama.
Planos para o futuro: Continuar enfrentando meus desafios
Conselho: Solidariedade, compaixão e amor são remédios insubstituíveis.
Frase: “Semeando esperança, prevenindo, celebrando a vida” (Genny Ignez Silveira)
Leia também:
G6 de Blumenau se articula para trazer Gelson Merisio e Comandante Moisés à cidade