(Foto: Saulo Almeida, UFRGS, Divulgação)

Parceiro do 31º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub), o 23º Festival de Inverno de Gaspar (Festinver) incluía na programação a apresentação de uma peça nesta quarta-feira (18). O evento, no entanto, foi cancelado um dia antes. De acordo com a organização do Fitub, um ofício encaminhado pela prefeitura de Gaspar comunicou a suspensão da apresentação do espetáculo “Sebastian”. No documento, a Diretoria de Cultura do município argumentava a existência de uma cena de nudez no roteiro da peça, que estaria com classificação etária inadequada. Esse seria o motivo para o cancelamento.

Continua depois da publicidade

A Assessoria do Fitub afirma que o espetáculo, voltado a adolescentes, está classificado para um público acima de 14 anos, e nega ter sido procurada para aumentar a faixa etária. A organização lamenta a decisão e atribui a suspensão ao tema da peça, que é a transexualidade. “Sebastian” questiona a violência provocada pela intolerância e preconceito, especialmente voltado a pessoas LGBTQI+. Além disso, a assessoria afirma que o Festinver é um parceiro antigo do Fitub, apresentando peças com temas ainda mais polêmicos.

“Sebastian” seria exibida pelo grupo de teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com a sinopse, o espetáculo de dança-teatro tem como inspiração a história de São Sebastião. Um jovem nu, coberto com um tecido branco preso ao ventre, tem seu corpo flechado. A representação se refere a “um corpo santo que busca encontrar o seu lugar, papel e identidade no mundo e vivê-lo plenamente, mesmo que isso implique dificuldades e sofrimento”, afirma o resumo.

O que diz a prefeitura

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, um espetáculo com nudez frontal deve ter classificação de 16 anos, conforme recomendação do Ministério da Justiça. O órgão afirma ainda que a Diretoria de Cultura tentou negociar a mudança de classificação para que a apresentação ocorresse, porém, não obteve resposta da organização do Fitub.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa, o cancelamento foi lamentado pela Diretoria de Cultura e o tema nada tem a ver com a decisão.   

Impasse

Espero que o impasse entre Fitub e prefeitura se resolva e a peça seja apresentada em uma outra oportunidade. Por mais que muita gente se choque com cenas de nudez, o cancelamento de uma apresentação artística é bastante triste, ainda mais quando fala de um tema tão importante a ser discutido. Vale ressaltar que levantamento do Grupo Gay da Bahia, divulgado este ano, mostrou que a cada 19 horas uma pessoa LGBTQI+ foi assassinada em 2018. O preconceito e a intolerância são nocivos à sociedade, excluem e acabam com vidas. Lembrando que ninguém é obrigado a assistir à peça. Por enquanto, vivemos numa sociedade livre.

O 23º Festival de Inverno de Gaspar vai até domingo. Na programação, do fim de semana, tem o 32º Concurso de Bandas e Fanfarras.

Leia mais:
Por conter cenas de nudez, peça teatral que seria apresentada em Gaspar é cancelada