Blumenau recebe a oficina gratuita “Acordeon, gaita ou sanfona?” nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Auditório Professora Imgard Kunze Vogel do Centro Turístico e Cultural (CTC), da Vila Itoupava. O evento é gratuito e será comandado por Gustavo Almeida, considerado um dos melhores acordeonistas do mundo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
A ação foi contemplada na Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e é voltada para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental das Escolas Isoladas Municipais da Vila Itoupava.
A oficina busca aproximar a comunidade escolar do instrumento e vai abordar um pouco da história, teoria, percepção, estilos musicais e ritmos popularmente tocados no acordeon nas diversas regiões do Brasil e no mundo — como baião, forró, choro, chote, milonga, chamamé e marcha.
Além disso, os participantes irão conhecer os principais intérpretes e compositores do acordeon brasileiro.
Continua depois da publicidade
Além de participarem da oficina que será apresentada pelo professor Gustavo Almeida, bicampeão mundial de acordeon e professor do projeto fábrica de gaiteiros, as crianças e adolescentes também poderão usufruir de um passeio no Museu do Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava.
Gustavo Almeida é duas vezes campeão do mundo de acordeom pela Coupe Mondiale de Accordion e é considerado um dos melhores acordeonistas da sua idade no mundo.