Um projeto cultural que procura receitas tradicionais em regiões de forte colonização germânica desembarca em Blumenau nesta terça (19) e quarta-feira (20).

Continua depois da publicidade

Desde janeiro, uma equipe liderada pela coordenadora técnica Helga Tytlik está descobrindo o mundo da gastronomia de países como Alemanha, Suíça e Áustria, com adaptações ao paladar brasileiro.

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

A equipe já passou por Joinville, Campo Alegre, Corupá e Jaraguá do Sul. Até o mês de julho, dez cidades serão escolhidas para participarem de um documentário e também de um livro impresso e digital, que será o resultado dessa pesquisa.

Um ingrediente de cada prato fará parte do mapeamento ilustrado da cadeia produtiva, identificando onde, como e por quem foi elaborado. Além disso, a obra vai reunir histórias e curiosidades recolhidas entre os produtores.

Continua depois da publicidade

Por aqui, a equipe irá visitar o restaurante Vila Germânica, antigo Park Blumenau, e o Norden ar & Biergarten. A iguaria escolhida no Vila Germânica é uma releitura do Guimis, receita típica feita à base de batatas com carnes defumadas, além de couve picada.

Já no Norden, o prato escolhido foi o Kassler, originário da Alemanha, e que também pode ser encontrado na Áustria, servido com chucrute e purê de batata.

Muito bacana o projeto. Adorei!

Leia também

Veja quem passou pelo Tabajara em Blumenau durante badalado evento de tênis

Série de shows que une Blues e Jazz retorna a Blumenau com espetáculo em francês