A artista Sandra Bugmann ministra uma oficina gratuita de Bauernmalerei, técnica de pintura alemã oriunda dos Alpes europeus, nesta sexta-feira (25). A atividade ocorre das 13h30min às 16h30min, na Praça Hilda Bublitz, na Vila Itoupava, em Blumenau.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias do Santa por WhatsApp
O evento será presencial e com apenas 10 vagas, devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19. Pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp, no número (47) 9 9112-4295.
No mesmo dia, entre as 18h e 20h, acontece a live de inauguração e entrega da pintura produzida pela artista no muro da Praça Hilda Bublitz. Haverá demonstração de pintura, além de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da oficina no canal do YouTube.
— Desde pequena, muito pequena mesmo, tenho fascinação pelo desenho, pintura, todas as formas de arte e artesanato. Há 26 anos, minha mãe e grande incentivadora, viu uma matéria no Suplemento Feminino do Estadão sobre o Bauernmalerei com os trabalhos da artista Maria Carmen Osterne, de São Paulo. Ficamos encantadas na época. Fomos pesquisando e conseguindo buscar livros da Alemanha e dos Estados Unidos, estudando, treinando, pintando e assim por diante — conta Sandra.
Continua depois da publicidade
> Shoppings de Blumenau se oferecem para ser ponto de vacinação da Covid-19
Os materiais para a oficina serão disponibilizados pela artista no dia da ação. O projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, de Sandra R. C. Bugmann, é aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
— Tem uma aldeia na Polônia, Zalipie, em que as pessoas pintam flores, em um outro tipo de pintura folclórica, nas paredes das casas. Surge então a ideia de transpor o Bauernmalerei do ambiente interno, das peças e móveis para a superfície mais ampla do muro ou da parede, pintando flores e elementos bem grandes. Uma forma de divulgar, difundir e permitir que mais pessoas conheçam e se encantem com as flores características da técnica — afirma Sandra.
> Balneário Camboriú após alargamento poderá ter passarela de vidro e VLT
Sandra é graduada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), com Mestrado em Educação pela Furb e especialização em Direção de Criação pelo Instituto Orbitato, de Pomerode e pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo.
Além de pintora, atua como professora da técnica Bauernmalerei há mais de 20 anos, além de coordenar oficinas de arte para crianças, adultos e longevos, e lecionar história da arte, elementos da linguagem visual, semiótica e laboratório de criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda na Furb, Senai e Ipgex, em Blumenau e região. É diretora de criação do Bugstudium Projetos Criativos e coordenadora do Bugstudium Oficina de Criação.
Continua depois da publicidade
> Precisou que um deputado se acidentasse para taparem os buracos da BR-470