Por iniciativa de artistas e comerciantes do Centro acontece neste domingo o Ocupa Antonieta. O evento é um protesto pela situação de abandono que se encontra o prédio da antiga escola Antonieta de Barros, instalada na Rua Victor Meirelles, em Floripa. No domingo, das 13h às 20h, será organizada uma reunião com artistas para que ocorra uma ocupação artística no local. De acordo com um dos idealizadores do movimento, o jornalista e agente cultural Fifo Lima, a ideia é interferir na fachada, abandonada há mais de 10 anos. Durante o evento, ocorrerão apresentações de música, exibição de filmes, além de uma oficina comunitária promovida pelo Guerrilla Bike Coletivo, que vai dar dicas e fazer pequenos reparos em bikes. Um jardim com vasos de flores também deve ser instalado. E feijoada vegana será distribuída para as pessoas em situação de rua. A participação é aberta a todos.

Continua depois da publicidade

 

Importância

O prédio foi cedido para a Escola do Legislativo por 30 anos e em 2017 foi anunciada uma reforma pela Assembleia Legislativa de SC, que nunca aconteceu. Em 1948, abrigou a primeira exposição do Museu de Arte de Santa Catarina. É inegável a importância daquele espaço. Além disso, com a modificação daquela região, conhecida como baixo centro, com a instalação de bares, museu e feiras culturais e de artesanato, seria ótimo se o local se tornasse mais um ponto de cultura, fortalecendo a produção local. A região anda abandonada mesmo sendo bastante frequentada, principalmente no fim de semana.

Ontem, o colunista Moacir Pereira divulgou que FloripAmanhã, Fecomércio, Distrito Criativo Sapiens e CDL pretendem instalar ali um centro gastronômico, com espaço para a cultura. Uma ótima solução, se for para uso de toda a comunidade. Torço para a recuperação do local.

 

Continua depois da publicidade

Estamparia

Marcelo Fialho e Marco D. Julio do estúdio O Tropicalista, laboratório de pesquisa, experimentação, desenvolvimento e divulgação de projetos e práticas culturais e artísticas em diferentes linguagens, participaram esta semana do Inspiramais 2019_II como selecionados do projeto Conexão Criativa e Comercial. A dupla apresentou uma coleção de tecidos em jacquard desenvolvida com exclusividade para a Haco, uma das mais importantes empresas da indústria têxtil nacional. Eles também contaram com apoio do Sebrae/SC para exibir seu mostruário de estampas aos cerca de 150 expositores e mais de seis mil visitantes que passaram pelo evento, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

 

Casamento

O casal de médicos Amanda da Costa e Douglas Alba fizeram umpré wedding romântico com o fotógrafo Junior Alm. Em setembro o casal troca alianças em Chapecó.

 

Aventura

A catarinense Julia Lima Hoffman é uma das estrelas de Escalando o Brasil, que o Canal OFF estreia hoje, às 21h. O programa acompanha Júlia e os atletas Felipe Camargo e Yana Marques, além do videomaker e fotógrafo Gabriel Tarso, na passagem por alguns dos melhores picos do Brasil para a prática da escalada esportiva em rocha. O primeiro episódio mostra um pouco sobre os personagens, suas origens e as relações que possuem com a escalada em rocha.

 

Leia outras publicações de Fernanda Nasser