Diretamente de Florianópolis para Istambul, na Turquia, seguiram nesta semana duas pinturas inéditas de autoria do artista catarinense Edson Machado. As obras participarão da International Mail Art Exhibition 2021.

Continua depois da publicidade

> Receba as notícias do Santa direto no seu WhatsApp. Clique aqui.

A exposição coletiva reúne artistas convidados de diversos países que apresentam desenhos, pinturas, gravuras e colagens, que neste ano será sobre o tema Network Society (A Sociedade em Rede).

Edson Machado, representando o Brasil, foi convidado para expor no evento duas obras produzidas no período da pandemia e que levam os títulos de ‘People Machine I e II’ (Máquina de gente).

As pinturas enfocam as comunicações sociais em tempo de crise e retratam as cabeças pensantes junto à estruturas mecânicas de antigas máquinas de escrever.

Continua depois da publicidade

— As múltiplas cabeças mostram a diversidade das ideias tanto nos teclados, ou seja, quem detém o poder, quanto as impressas no papel como se fossem datilografadas e identificadas, temática bastante atual que provoca o debate multicultural entre países com regimes totalitários, um dos papéis da arte contemporânea — explica o artista catarinense.

Mail Art (Arte Postal) é um movimento artístico mundial extremamente crítico ao sistema, que utiliza como meio os Correios para circulação e exposição das obras. Ele obteve grande expressão nas décadas de 1970 e 1980 em muitos países com artistas contemporâneos influenciados pelos conceitos inovadores do Dadaísmo e do Grupo Fluxus.

Edson é um dos pioneiros no Brasil e integra o movimento desde 1979, participando de exposições realizadas na Itália, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Rússia, Japão, Coréia, Estados Unidos, México, Argentina e Uruguai.

A exposição na Turquia tem a coordenação geral da pesquisadora turca Müberra Bülbül e consultoria em arte postal da mexicana Racheline Centomo. Ela estará aberta ao público de 1º de abril a 31 de maio, na localidade de Basaksehir em Istambul.

Continua depois da publicidade