Quando se pensa no litoral de Itajaí, em uma praia para aproveitar o dia, logo somos direcionados até a Praia Brava. É bem verdade que ao longo da última década houve grande investimento para atrair o turismo para o local, resultando no grande público que, diariamente, chega ao balneário mais querido da região.

Continua depois da publicidade

Entretanto, Itajaí tem um litoral bem recortado, daqueles que fazem inveja, como já cantou Ben Jor, "abençoado por Deus e bonito por natureza". O mar azul turquesa não é exclusividade apenas de uma, mas de todas as praias regionais, que, diga-se de passagem, ficam ainda mais charmosas pela pouca extensão de areia entre pedras.

Emblemática pelo surfe desde os anos de 1970, a praia do Atalaia é um bom exemplo da beleza. Entre os Molhes da Barra e o costão rochoso, não chega nem perto de um quilômetro de largura. A pequena baía é bem popular entre itajaienses, que a protegem de forasteiros há quarenta anos. Ao menos de surfistas forasteiros. É preciso paz e tranquilidade para dropar as famosas esquerdas do Atalaia, as ondas formadas por conta da construção dos molhes. Na areia vemos todo o tipo de público, um lugar democrático.

Continua depois da publicidade

Balneário antigo de Santa Catarina, a praia de Cabeçudas é a preferida dos moradores da cidade. O mar é tranquilo e tem pouca extensão, o que faz com que as famílias a procurem para deixar as crianças mais à vontade. No meio da praia, jovens se atiram na água através do trampolim natural formado pelas pedras. A curiosidade sobre Cabeçudas é que é um dos locais mais antigos do estado procurado para o banho de mar, deixando um ar bucólico pairando sobre o bairro. Quem é da região não a troca por outra.

Ao norte do frenesi da praia Brava existe um cantinho reservado, também cobiçado por surfistas e por quem gosta de sossego à beira-mar. O Canto do Morcego ainda é a alegria de quem conheceu Itajaí antes da explosão imobiliária, de quem é low profile e de quem curte um espaço mais cheio de natureza. Na maré baixa é mais fácil acessar a Praia da Solidão, bem ao lado esquerdo do paredão de rochas da Brava Norte.