Importante ponto de passagem de tropeiros há alguns séculos, Alfredo Wagner ainda guarda um pedaço da estrada aberta a facões em meados do século 18 e que teve sua relevância bem diminuída na década de 1980, quando a BR-282, recém asfaltada, tomou o posto de rota principal entre o planalto e o litoral catarinense. E é pela terra que o cicloturismo regional se inicia, passando por paisagens rurais encantadoras, rios e cachoeiras escondidas pela mata que beira o chão batido do caminho.
Continua depois da publicidade
No centro da cidade deve-se passar a ponte e virar à esquerda como quem vai para Bom Retiro. São algumas subidas e descidas sempre pela estrada de terra e pedras até chegar na intersecção com a BR-282, local que deve ser atravessado para continuar a aventura. Neste caminho está o Museu de Arqueologia de Lomba Alta, guardando utensílios encontrados nas cavernas que antigos índios habitantes da região chamavam de lar. Sim, Alfredo Wagner também já foi terra dos bugres — como são conhecidos os índios — como grande parte do território de Santa Catarina. A réplica da casa do próprio Alfredo Wagner também faz parte do acervo, com ferramentas de época e outros materiais para que o público faça uma volta ao passado. Além do exercício físico, a cultura é integrada à jornada.
Após as subidas, longas descidas que chegam a refrescar quem está a mais de hora sobre a bicicleta exposto ao sol de fevereiro, com direito ao cenário bucólico do início do planalto central brasileiro. Uma casinha aqui, outra ali, algumas plantações, muito verde e montanhas. De vez em quando surge no caminho uma pinguela — aquelas pequenas pontes de madeira — sobre córregos que, seguidos, levam a cachoeiras reservadas no meio do mato. Para o esforço do pedal há a recompensa da água refrescante dos muitos rios da região.
Cidades vizinhas a Alfredo Wagner também são excelentes opções para o cicloturismo e oferecem paisagens igualmente bonitas. Para quem não vai curtir o carnaval nos blocos e desfiles, vale a ida ao interior para conhecer um outro lado do estado.
Para mais informações sobre cicloturismo em Alfredo Wagner:
Continua depois da publicidade
Carol Pereira
Gerente de Turismo de Alfredo Wagner
48 3276-1211
Leia mais sobre Verão na coluna de Felipe Carneiro em NSC Total