Os planos que Jane da Silva fez com os filhos na noite anterior foram outros. Acordar cedo, pegar algumas coisas e passar o dia em alguma praia, curtindo o sol e o calor entre mergulhos na água salgada parecia certo até se deitarem para dormir. Ao acordarem, entretanto, o dia acinzentado acabou com o acordo de pisarem na areia pela manhã. A chuva chegou não deixando dúvidas de que o destino seria outro, também com direito a mergulho, porém, em Santo Amaro da Imperatriz, em uma das banheiras ou piscinas de águas termais. Águas que jorram das torneiras a quase 40 graus centígrados, direto da terra, com propriedades medicinais comprovadas. Para relaxar e aproveitar o clima de outono que a região da Grande Florianópolis viu pela manhã não havia opção melhor.
Continua depois da publicidade
Giuliano Bettiol, filho de Jane, garante que foi a melhor escolha para o dia: "É aconchegante e tem contato com a natureza, além de ser um lugar que traz muita paz de espírito".
Os hotéis que dispõem do serviço chamado day use (diária) estão muito próximos à mata e às fontes das águas tidas para muitos como milagrosas, logo, há também a possibilidade de nadar em piscinas naturais formadas entre as rochas por onde descem pequenas corredeiras de água fria.
Continua depois da publicidade
Outra grande chance de curtir um dia chuvoso com as crianças está em passar o dia nos toboáguas do pequeno parque aquático, com direito à piscina com as mesmas águas termais dos banhos. Já quem quiser brincar nas curvas do brinquedo que desemboca no rio terá que se acostumar à temperatura ambiente.
As águas termais de Santo Amaro da Imperatriz são receitadas por médicos para pacientes que têm artrite e atrose, por exemplo, para alívio das dores e são utilizadas há mais de cem anos. Integrantes da família imperial já se banharam no local em meados do século XIX.