O atacante Vinicius Junior foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Está na lista, a primeira de 2019, do técnico Tite, e foi a grande novidade. O jovem chega agora e não sairá mais. Não que a Seleção seja dele a partir de agora, como o novo “cara” do time nacional. Mas o que estamos acompanhando é um caminho sem volta. O atacante camisa 28 do Real Madrid é, aos 18 anos apenas, titular do time mais importante do mundo e sensação das partidas dos merengues nas competições dentro da Espanha e na Europa.

Continua depois da publicidade

Numa comparação com a atual referência da Seleção, Neymar só foi para o Barcelona aos 21 anos, e virou titular quando estava perto de completar 22. A tendência de Vinicius e de crescimento, de desenvolvimento, de um atleta que já é o maior criador de jogadas do time dele, que tem dado as assistências para os gols de Benzema, que deixou Bale no banco de reservas e que tem levantado a torcida.

Falta a ele a confiança para definir jogadas e decidir jogos. Mas é algo que virá, pois na base ele já tinha números de artilheiro também. A referência atual do futebol brasileiro ainda é Neymar. Mas Vinicius Junior, nove anos mais novo, vai carregar a nova geração.