Os argumentos e as justificativas da direção do Figueirense (que não foram públicos e sim de bastidores) sobre o Transfer Ban recebido pelo clube são compreensíveis, mas a realidade é que a repercussão está sendo muito negativa. Para o torcedor, cansado e bastante magoado e entristecido, o Transfer Ban do Figueirense é somente mais uma humilhação.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O que está por trás do Transfer Ban sofrido pelo Figueirense

Foi uma pancada nos alvinegros às vésperas de mais uma Série C do Brasileiro. E as repercussões práticas, que vão além da falação e da chateação da torcida, o próprio Figueirense ainda vai perceber.

Se não conseguir levantar a punição da CNRD, o clube pode se complicar ainda mais durante os jogos da temporada. Principalmente pelas lesões dos atletas, que sempre aparecem. É uma questão prática e pode enfraquecer bastante o Figueirense na Série C.

Continua depois da publicidade

Transfer Ban: Entenda o que é a punição da Fifa

Figueirense explica o transfer ban

O argumento para o pagamento não realizado é forte, mas alguma ação deveria ter sido realizada para antecipar o problema e tentar evitar a punição. Como já publiquei, o que ouvi é que Figueirense já teve uma Recuperação Extrajudicial derrubada, está agora numa segunda tentativa e o processo de Recuperação Judicial, que é uma segunda chance de arrumar as dívidas, poder pagar e tocar o clube no seu dia a dia, e não poderia realmente ter esse segundo processo derrubado também. Então preferiu não realizar os pagamentos, se expondo ao que ocorre agora, mas evitando correr o risco de perder definitivamente a nova RJ.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

O que talvez tenha faltado é articulação e alguma negociação prévia junto aos credores. O primeiro impacto de um Transfer Ban é moral, é anímico, junto à torcida, prejudica a marca e a credibilidade do clube, inclusive com os patrocinadores. E, na prática, se não for retirada a punição, vai prejudicar o desenvolvimento do time durante a temporada.