Infelizmente, o que publiquei na noite desta segunda-feira se tornou realidade com o anúncio feito pelo Ministério Público de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina e a Federação Catarinense de Futebol na tarde desta terça-feira. Os próximos dois clássicos entre Avaí x Figueirense serão com torcida única.

Continua depois da publicidade

Clássicos Avaí x Figueirense devem passar a ter torcida única

Foi recomendado pela PM, avalizado pelo MPSC, acatado pela FCF.

Escrevo “infelizmente” porque quem vive o futebol sabe que a decisão é uma derrota. O futebol é o esporte mais amado no mundo e ele, na sua essência, contempla também a paixão e a festa das torcidas nos estádios.

Mas é impossível negar que a violência vem em escala crescente nos clássicos da capital. Quem vai ao estádio tem medo. Algo precisava ser feito, além de aumentar o efetivo da polícia e, dessa forma, aumentar o possível conflito entre três partes (torcida do Avaí, torcida do Figueirense e PM) no entorno dos Estádios da Ressacada e Orlando Scarpelli – antes, durante e depois dos jogos.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Figueirense classificado antecipadamente “é mais do que todos esperavam”

A medida é eficiente? Não. Não é preciso muitas explicações para entender que este tem que ser apenas um aviso mais rigoroso, um alerta de que as medidas vão ser mais severas. Na sociedade em que vivemos há regras. Aquele que pisa fora do estabelecido em lei tem seus direitos restringidos. Assim tem que ser. Para os bandidos do dia a dia e para os bandidos do futebol.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Esta medida é apenas uma restrição que vem como um novo aviso. E a real intenção de se fazer mais um alerta fica clara com a determinação de prazo específico. Entendo assim. São os próximos dois jogos, os próximos dois clássicos. É como o castigo do pai no filho. Uma tentativa de correção.

O futebol faz parte do dia a dia do povo brasileiro. É um direito da população, como forma de expressão cultural, lazer e socialização. A Polícia tem o dever de servir e proteger o cidadão e trabalhar em função disso, seja na rua, no futebol ou em qualquer outro grande evento.

O que esperar de Marcílio Dias x Vasco, pela Copa do Brasil

Entendendo como um alerta, não há como ir totalmente contra a medida aplicada agora. Mas se nada for feito em paralelo, com identificação dos responsáveis, restrição dos direitos, e até prisões, quem sabe com o Estado agindo com mudanças na lei, como foi feito na Inglaterra, quando os jogos voltarem ao normal, com as duas torcidas, provavelmente os estádios novamente serão palco do baderneiros, vândalos e bandidos.

Continua depois da publicidade

Confira os escolhidos da Seleção da rodada 10 do Catarinense 2024: