Há algum tempo os torcedores do Figueirense têm reclamado que suas mensalidades não estão sendo cobradas no serviço que deveria ter cobrança automática. São reclamações recorrentes e que ainda ocorrem. Há cerca de um mês, exatamente no dia 6 de setembro, o assunto foi discutido no Debate Diário. Recebemos uma resposta do clube, na época ainda comandado pela Elephant. Dizia a resposta que “Sobre a questão da não cobrança das mensalidades de alguns sócios: o clube está em processo de atualização com os bancos e passa por alguns problemas técnicos. Estamos trabalhando para que as cobranças sejam regularizadas até o dia 16. Os sócios que quiserem antecipar, podem procurar a secretaria do clube”.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira, mais uma vez as reclamações apareceram. Recebi um e-mail do sócio Heitor Costa: “dia 5/10, agora, vai completar quatro meses que o clube não me cobra”. Desta vez o Figueirense está informando que resolveu o problema e voltou a operar com a empresa Futebol Card para normalizar o pagamento das mensalidades dos sócios. É algo que parece simples e até menos importante, mas não é.
A relação com o sócio é algo que tem que ter tratamento especial. E, querendo ou não, é um dinheiro mensal garantido na conta em tempos de crise financeira forte.
Auditoria financeira
A informação é que o Figueirense vai realizar auditoria das contas pra fazer o levantamento do tamanho real da dívida, ou das dívidas, que são duas, uma da Associação e outra da Ltda. Porém, a auditoria vai analisar apenas as contas do Figueirense entre 2017 e 2019. Acredito que não é o suficiente. O Figueirense deveria colocar neste pacote, pelo menos a última década.
Analisar as contas de 2009 até 2019 daria uma dimensão correta dos números entre o final da gestão Prisco Paraíso, com os números deixados, e passaria por análise também as gestões Nestor Lodetti e a parceria com a Alliance, Wilfredo Brillinger, que aumentou consideravelmente as dívidas, até chegar a Elephant. Aí sim saberia o tamanho das dívidas que tem e como foram construídos estes números. Daria mais credibilidade ao mercado e junto aos torcedores, que cobram muito as responsabilidades deste buraco financeiro em que o clube se colocou.
Continua depois da publicidade