O campeonato está de olho neste Palmeiras x Avaí. Sim, porque o líder da competição está quase impecável em oito rodadas, com sete vitórias. Qualquer ponto deixado pelo time de Felipão vai ser celebrado pelos concorrentes diretos, como o Santos e o Flamengo.

Continua depois da publicidade

Claro que não é isso que tem que mover o Avaí na partida, até porque todos dão um favoritismo absoluto para o Palmeiras. O Avaí é zebra, mas o futebol tem suas histórias. Apesar de não concordar que Geninho vendesse essa ideia de “quem sabe na quinta” na coletiva pós-jogo no empate diante do São Paulo – teria que vender uma ideia de que vai lutar muito hoje à noite –, acredito que os jogadores têm que ir com um espírito fortíssimo de competição. Nesses jogos que a história pode mudar. Mesmo que a necessidade real do Avaí agora seja fazer uma vitória, se o time segurar o Palmeiras, no Palestra, com um empate, já vai ser bom.

Estratégia tem que ser defensiva

Mesmo que o Palmeiras não seja um time de posse de bola, o primeiro mandamento do Avaí tem que ser fechar os espaços. As duas linhas de quatro próximas na defesa, com jogadores rápidos pelo lado do campo para fazer os contra-ataques. É algo semelhante ao que foi executado no primeiro tempo da partida diante do Grêmio. O time de Felipão tem algumas características marcantes, mas não é uma equipe que goste de ter a bola para envolver o adversário.

O Palmeiras trabalha alguns conceitos, como as ligações diretas, explorando a qualidade dos jogadores e até mesmo para dar a bola pra defesa adversária e fazer uma marcação lá em cima. Outra questão importante é a bola aérea, que é um dos problemas da defesa avaiana. O Avaí tem que ser perfeito ali atrás para tentar fazer a zebra.

Continua depois da publicidade