Primeiro foi Guga, no clássico. Depois Rodrigão, na vitória sobre o Boa Esporte, e agora Renato, em outra vitória, desta vez diante do Guarani. Foram três pênaltis perdidos, por três batedores diferentes. E são os que treinam pênaltis no clube, além de Marquinhos. A ordem dos batedores é a dos pênaltis perdidos.

Continua depois da publicidade

O primeiro é M10, que nem sempre está em campo. Depois batem Guga, Rodrigão e Renato. A cobrança perdida que mais custou ao Leão foi o do clássico. Era um pontinho a mais na conta do acesso. Valeria um empate. Na época, o torcedor cobrou bastante do garoto, achando que ele brincou com coisa séria por ter ido caminhando para a batida. Discordei e discordo ainda. Guga já batia assim.

O pênalti perdido por Rodrigão foi pior, telegrafado e batido nas mãos do goleiro. Mas o de Renato foi péssimo. Fechou o olho e encheu o pé, jogando pra longe uma chance que daria tranquilidade na partida. Não há outra saída a não ser treinar. É claro que durante os jogos entra um fator de tensão que não existe nos treinamentos, mas é preciso seguir apurando a eficiência. Um gol de pênalti pode valer o acesso, como em 2014, quando Marquinhos bateu e fez contra o Vasco, na última e emocionante rodada.

Uma conta mais leve

Nas projeções dos matemáticos, o Avaí chegou à casa dos 70% de chances de acesso. A vitória sobre o Guarani foi muito importante nesta caminhada final. O time se manteve no G-4 e, mais do que isso, ganhou a terceira colocação na tabela, ultrapassando o CSA. Faltam sete jogos para terminar a corrida pelo acesso à Série A e o torcedor imagina quantas vitórias ainda faltariam para encerrar a conta. Acredito que três e mais dois empates sejam suficientes. Mas a conta mais perfeita é de quatro vitórias. 

Continua depois da publicidade

O Avaí tem quatro partidas em casa ainda. Joga contra o Oeste na próxima rodada e depois recebe Londrina, que tem a melhor campanha do returno da Série B, o Fortaleza, que é o líder, num jogo que promete demais, e fecha a campanha diante da Ponte Preta, partida que poderá nem ser mais tão decisiva. Não é uma tabela fácil, muito pelo contrário. Mas o acesso está nas mãos do Leão. O Avaí vem jogando bem e subir é algo bem real.