A vitória na primeira rodada foi o mais importante. São três pontos na conta e o Avaí bateu um adversário direto, o América-MG. Mas a vitória só foi conquistada porque o time esteve mais organizado em campo em relação ao Estadual.

Continua depois da publicidade

A equipe esteve montada num 4 1 4 1, com Bruno Silva e Vinicius Leite por dentro, na segunda linha de quatro, junto com Morato e Copete, que ficavam por fora nesta mesma linha. Era a plataforma básica de organização defensiva. Já com a bola, a ideia era atacar num 4 3 3, com o apoio, principalmente, do lateral direito, Kevin, que fez boa estreia.

Barroca havia prometido um Avaí mais organizado em campo
Barroca havia prometido um Avaí mais organizado em campo (Foto: Frederico Tadeu/ Avaí FC)

Mas o diferencial foi como a equipe conseguiu ocupar os espaços e aproximar as linhas. A equipe esteve mais compacta para defender e para atacar. Raniele ficava entre as duas linhas de quatro, e foi o destaque da partida, com boa saída de bola, bom posicionamento e até mesmo uma chagada à frente, como no lance que gerou a primeira expulsão dos mineiros e depois no lance do gol do Avaí. 

Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Para seguir crescendo na Série A, o Avaí ainda precisa melhorar em diversos aspectos. Entre eles qualidade (as contratações devem dar mais qualidade), intensidade, agressividade de marcação e no ataque. Mas a vitória sobre o América só foi conquistada porque o time esteve organizado em campo – foi o primeiro passo de evolução da equipe após o Estadual.

Continua depois da publicidade