Três derrotas depois, o Figueirense tenta a recuperação neste sábado contra o ABC, no Orlando Scarpelli, pela oitava rodada da Série C do Brasileiro. E há muito mais em jogo do que os três pontos da tabela e a posição no G8. Há cobranças e tensões com o time em má fase.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O que faltou na coletiva do CEO do Figueirense

Figueirense identifica e pune torcedor que fez gestos ironizando a enchente no RS

A primeira resposta pra ser entendida em Figueirense x ABC é a da torcida. Como os alvinegros assimilaram os resultados da equipe, as fracas atuações, a má fase, e até mesmo a entrevista do CEO Enrico Ambrogini, que teve impacto negativo durante a semana? O público presente no jogo deste sábado vai ser bastante significativo para entender o momento, se é de suporte mesmo na dificuldade ou de descontentamento e desânimo.

Continua depois da publicidade

Burse, escolhas, esquemas, atuações individuais e coletiva

O Figueirense tem contra o ABC a última chance para muitas escolhas deste início de Série C – individuais e coletivas. Há poucos jogadores que são titulares absolutos na equipe. A lista começa com Alisson, Pato, tem Genílson e talvez Ruan Carneiro. O restante está em aberto e pode ser discutido.

O meio de campo é o setor mais problemático. Léo Baiano e Gledson não têm convencido. Camilo entrou e não deu a resposta que esperava. Henrique entrou e saiu do time oscilando bons e não tão bons momentos.

A distância que separa o Corinthians do Palmeiras e do Flamengo

No ataque, o centroavante é um grande ponto de interrogação, com Cristian Renato e Jefinho praticamente fora de jogo nas últimas partidas. O centroavante mais goleador do Figueirense na temporada, Renan Bernabé, não tem sido opção por problemas contratuais.

Continua depois da publicidade

VAR tem vitória expressiva na Premier League, mas no Brasil vira espetáculo de CPI

Mas o esquema tático também pode mudar. Há algum tempo já se discute um preenchimento maior de meio de campo, o que Burse não tem usado. Se o centrovante não funciona, por que não colocar mais um homem no meio, dando liberdade a Camilo, como falso 9? É uma questão.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

E, por fim, a atitude. O time teve nos primeiros jogos uma atitude bastante agressiva, mostrando aos adversários que estava em campo para vencer. Isso desapareceu. Desde a partida contra o Floresta, que o Figueirense venceu fora de casa, mas não jogou bem, o time tem aceitado o que o jogo impõe. A atitude do Figueirense, com gana de vencer jogos, precisa voltar contra o ABC. É jogo pra vencer.