Estamos muito, muito, mal-acostumados, infelizmente. Acostumados com um futebol pobre que foi o que predominou no Brasil na última década. E quando surge um time jogando bem todos ficam espantados. Está ocorrendo no momento com o Flamengo, que vem encantando. E já ocorreu com o Grêmio anteriormente. Pois digo, meus amigos, que o que estes times jogam é futebol brasileiro de verdade.

Continua depois da publicidade

Sim, com organização coletiva, talento, volume de jogo e agressividade. Vontade de jogar bola e se divertir em campo, mesmo que estejam sempre buscando resultados e sejam equipes cobradas pra isso.

Ao contrário da cultura cultivada nos últimos tempos de especular o jogo e esperar pelo erro do adversário, de times que só tinham organização defensiva e bom contra-ataque e bola parada. Discordo de algumas opiniões que o Flamengo seja um time de cultura europeia jogando no Brasil. Mesmo que o Flamengo seja treinado por um técnico português, o que se vê em campo é a essência do futebol brasileiro. O Flamengo tem um time bom, bem treinado, com fome de bola e talento com a bola nos pés.

De jogadores que já vestiram ou ainda vão vestir a camisa da Seleção Brasileira, como Gérson ou Rodrigo Caio e Gabigol. O Grêmio – Renato tem razão – vem fazendo isso há três anos, revelando jogadores, e ganhando títulos. É como se tivéssemos nestes dois times uma retomada do futebol visto aqui no Brasil no início dos anos 1980 ou no meio dos anos 1990. É uma onda que precisa se disseminar, pelo menos nas equipes que têm maior poder de investimento no futebol nacional. 

Continua depois da publicidade