A vitória do Avaí de 3 x 1 sobre o Vasco teve dois gols em que o time aproveitou os espaços deixados pelo adversário para marcar. No primeiro gol, roubada de bola de Edilson, transição rápida para Copete, e passe vertical para a movimentação diagonal de Getúlio por trás de uma defesa que estava exposta.
Continua depois da publicidade
No terceiro gol, o Vasco saia para jogar, o Avaí fez pressão no setor e numa dividida a bola caiu para Copete quase na linha do meio de campo. Sem marcação, ele aproveitou o espaço para ficar cara a cara com Vanderlei. Na sobra, Jonathan, com um toque apenas, marcou.
Este é O MELHOR AVAÍ. O time que faz mais quando tem espaço, quando tem as transições rápidas ou contra-ataques. Um time que sabe se defender quando é atacado e que costuma aproveitar campo aberto com velocidade e objetividade.
Vamos aos números
O Avaí tem 10 vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B. Em SEIS destas 10 vitórias, o Avaí teve MENOS POSSE DE BOLA. Foram as vitórias sobre o Vasco (turno 38% e returno 44%), Remo 49%, Londrina 42%, Cruzeiro 37% e Sampaio Corrêa 45%.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
Entre estas vitórias estão as mais expressivas do time no Campeonato – Cruzeiro por 3 x 0, Londrina por 3 x 1, e Vasco por 3 x 1.
E é justamente na questão dos gols marcados que está o NÚMERO MAIS SIGNIFICANTE.
Nas vitórias com MENOS POSSE DE BOLA, o AVAÍ FEZ MAIS GOLS, em números absolutos e em média.
> Pelé está internado em São Paulo há seis dias
Em números absolutos, são 14 GOLS marcados nas vitórias em que o time teve MENOS POSSE de bola. Em MÉDIA são 2,3 GOLS.
Nas vitórias com MAIS POSSE DE BOLA, CRB 66%, Confiança 65%, Operário 56% e Náutico 55%, o AVAÍ FEZ MENOS GOLS. Ao todos foram apenas SEIS GOLS. Em média o número fica em 1,5 GOLS.
Em casa x fora de casa

O Avaí de casa, dos jogos na Ressacada, e o Avaí fora de casa, nos jogos como visitante, tem hoje a mesma posição na tabela de classificação. O Leão é quinto lugar na classificação como mandante e também é quinto lugar na classificação como visitante. Curiosamente é a mesma posição real do Avaí na competição geral.
Continua depois da publicidade
Portanto, a questão fundamental não é se joga em casa ou fora de casa. A questão fundamental é que O AVAÍ É MAIS EFICIENTE QUANDO É ATACADO. Passa pelo tal jogo reativo, característica histórica do técnico Claudinei Oliveira e também, fundamentalmente, pela característica dos jogadores.
Leia mais:
> Figueirense sofre apagão, perde para o Ituano e se complica na Série C
> Avaí vence o Vasco por 3×1 na Ressacada pela Série B; ouça os gols