Há certos favoritismos, mas poucas certezas, no Campeonato Catarinense 2023, que está agora na quarta rodada. E os jogos vêm mostrando essa realidade. Muitas novidades, muitas experimentações e raras definições.

Continua depois da publicidade

Drone “entra em campo” e paralisa jogo do Campeonato Catarinense em Itajaí

No papel, em tese, Criciúma, Avaí e Chapecoense, puxariam a fila do favoritismo. Mas, em campo, as equipes não estão confirmando nada até agora. O Criciúma não desenvolve o potencial esperado pela sequência de trabalho de Claudio Tencatti e boa manutenção de grupo de 2022 para 2023.

AO VIVO: JEC recebe o Brusque na Arena em busca da primeira vitória no estadual

A Chapecoense foi dominada em duas partidas que chamaram atenção. Venceu o Figueirense em um jogo que não conseguiu produzir quase nada e levou muita pressão. E perdeu para o Hercílio Luz numa disputa de 1 x 0 que deveria ter sido pelo menos uns 3 x 0 pro time de Tubarão.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Avaí é destes o que tem experimentado mais. O técnico Alex Souza já a primeira experimentação avaiana. Novato na profissão, tenta no Avaí começar uma nova carreira. E Alex reproduz em campo, com muitos jovens das categorias de base, as experimentações. O time, naturalmente, tem mostrado altos e baixos.

Alex Souza é uma das novidades do Catarinense 2023 (Foto: Avaí FC)

O Figueirense tem um déficit de qualidade visível, mas começa com um bom trabalho de treinador. Cristóvão Borges tem colocado a equipe organizada e até mais agressiva em campo. Mas falta qualidade ao time e ao grupo para executar bem o que é a ideia do treinador.

Avaí perde para o Hercílio Luz nos acréscimos pelo Catarinense

Quem pode se beneficiar de toda essa irregularidade dos times é o atual campeão. Em relação ao ano passado, o Brusque manteve a linha de defesa e tem mudanças do meio pra frente. Com a cozinha funcionando, pode dar certo.

Dos demais, um destaque para o Hercílio Luz, do técnico Raul Cabral, que tem conseguido resultados em cima de uma base mais rodada que a do ano passado. O time é muito intenso e agressivo. Raul já está desde o final de 2021 no Hercílio. A sequência de trabalho facilita e o time joga sempre tentando anular os pontos positivos dos adversários.

Continua depois da publicidade

Hercílio Luz tem três vitórias em quatro jogos (Foto: William Lampert / Hercílio Luz FC)

No Campeonato Catarinense, historicamente, os favoritos são muito claros e chegam nas finais. Mas este ano, em quatro rodada há muito perde e ganha, muita irregularidade. O campeonato ainda vai mostrar sua realidade. Isso deve ocorrer mais na reta final desta primeira fase. Mas certamente este é o Catarinense mais aberto dos últimos anos.