Uma das primeiras constatações ao chegar ao Catar é que é preciso admitir que a Argentina vai jogar como se estivesse disputando esta Copa do Mundo em casa. O Catar quer ver Messi. Mais do que isso, há torcedores de outros países vindo para Doha para ver o argentino jogar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Foi essa a primeira grande descoberta esportiva que nossa equipe fez ao pisar em Doha. Já no transfer do aeroporto, ao descer do avião, havia um torcedor que veio dos Estados Unidos, vestido com uniforme da Argentina (completo) para ver a Copa. Mas ele dizia aos que perguntavam se ele era argentino: “Não, sou americano. Estou aqui por Messi”.
Brasil poderá chegar à final do Mundial enfrentando somente campeões no mata-mata
Aliás, em todo o caminho para chegar ao Catar já se percebe muito torcedores vestidos de Argentina. Isso ocorreu desde Paris, na França, passando por Abu Dahbi, onde o número de camisas azuis e brancas aumentou, e ficou muito evidente no país da Copa. Os cataris não escondem que torcem pela Argentina como a segunda seleção. Gostam do Brasil e sabem da força da Seleção Brasileira, mas existe um encantamento pelo astro argentino, ex-Barcelona e que agora joga no PSG.
Continua depois da publicidade
Enfim, chegamos ao país da Copa do Mundo
É reflexo natural de duas décadas de espetáculos dados por Messi nos campos pelo mundo. Mas também há outro fator importante: os fãs sabem que é a última Copa dele, o próprio Messi já anunciou que esta será a última. Então, já há uma nostalgia embutida nessa torcida para que a Argentina ganhe. É ver Messi ganhar e ser feliz, fazer as pazes com a Copa e entregar o que o outro astro argentino, Maradona, entregou.
Leia outras colunas de Rodrigo Faraco
Quanto ao Brasil, há aquela simpatia reservada de sempre. A partir deste final de semana, a bola vai rolar. Saberemos então se Messi estará à altura da expectativa depositada nele pelos argentinos, pelos cataris e pelo mundo, afinal de contas. Saberemos se o Brasil pode conquistar um espaço maior no coração dos torcedores locais e mundiais com boas atuações durante as partidas de cada uma das rodadas já na primeira fase.
Leia também
Sérvia vence Bahrein em último teste antes da estreia contra o Brasil
Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo com a amarelinha; veja os demais jogos
Foto oficial da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2022 é divulgada pela CBF