Quatro anos depois, o Avaí é finalista! Está de volta à decisão do campeonato catarinense! Chega sem fazer uma campanha de time dominante, mas vai confirmando o favoritismo atribuído ao clube desde o início da competição.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Avaí elimina o Santa Catarina nos pênaltis e está na final do Campeonato Catarinense
É verdade que em poucos momentos do campeonato o Avaí jogou futebol de favorito, mas mostrou sua força ao passar pela classificação, mesmo em 3º, e pelas eliminatórias, mesmo que tenham sido nos pênaltis. Os números revelam uma campanha com apenas cinco vitórias em 13 jogos.
Continua depois da publicidade
Onde assistir ao vivo Chapecoense x Joinville pela semifinal do Campeonato Catarinense
E as classificações seguidas nas cobranças de pênaltis evidenciaram uma equipe que arriscou quase nada pra vencer, que teve mais receio de perder e que ainda apresenta fragilidades de conjunto, de jogo coletivo.
Mas o que explica a chegada do Avaí à decisão? É simples: individualmente o Avaí é melhor que os outros concorrentes. E isso apareceu na partida semifinal contra o Santa Catarina. O Avaí teve dois desfalques do time titular que enfrentou o Figueirense. O goleiro César e o atacante Hygor, que atuaram na quarta, ficaram fora do jogo de Rio do Sul, neste sábado
Santa Catarina encanta o futebol catarinense e movimenta Rio do Sul; conheça a trajetória do clube
Os dois “substitutos” colocaram o Avaí na decisão. O goleiro Igor Bohn foi o herói da noite no Alto Vale catarinense, fazendo boa partida e defendendo três cobranças de penalidades do Santa Catarina. E o atacante Cléber fez o gol do Avaí e foi um dos melhores da equipe em campo.
Torcedores do Avaí ficam feridos após homem arremessar rojão no fim do jogo contra o Santa Catarina
O Avaí investiu pesado pra isso e o grupo do Leão tem bastante qualidade num comparativo de Catarinense. E não fossem algumas decisões, escolhas e até invenções do seu treinador, Enderson Moreira, talvez tivesse chegado sem tanto sufoco, aperto e tensão.
Continua depois da publicidade
Veja imagens da comemoração do Avaí finalista
O jogo coletivo do Avaí, na construção, ainda fica devendo bastante. É algo que não está resolvido. Enderson Moreira tem méritos, é claro. A defesa do Avaí está organizada e é uma defesa consistente. Mas o treinador poderia fazer bem melhor durante a competição.
E outra questão chama atenção. Mais uma vez, Enderson Moreira parece não acreditar no Avaí. No ano passado, em seguidas coletivas, Moreira falava que “se criou uma ideia equivocada de que o Avaí iria brigar pelo acesso na Série B”. Em Rio do Sul, com o Avaí classificado para a decisão ele soltou a seguinte frase: “nos colocaram uma condição de favorito que não era real”. Ou Enderson não acredita no time que tem em mãos ou está fugindo da responsabilidade de levar o Avaí ao título – acho que pode ser uma mistura das duas questões.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Pois mesmo que Enderson não goste da condição, ou não acredite nela, o Avaí entra na decisão, contra Chapecoense ou Joinville, como favorito. É o melhor da competição, joga a última em casa, e ainda joga por dois empates. Enderson moreira nem vai precisar arriscar – pode ser tão conservador quanto foi em Rio do Sul, quando ficou a um pênalti da eliminação, tendo terminado o jogo com linha de cinco na defesa e com duas substituições por fazer.
Continua depois da publicidade








