O Avaí fez duas vitórias seguidas na Série B. Ainda não saiu da zona de rebaixamento, mas para uma equipe que havia vencido apenas outras duas em dezesseis partidas jogadas anteriormente, é algo que chama atenção.

Continua depois da publicidade

Avaí vence o Ituano e engata duas vitórias seguidas na Série B do Brasileiro

O que se vê em campo, aquilo que é visível pra quem acompanha o Avaí durante a competição, é um time muito mais organizado em campo. Outro aspecto visível é a qualidade dos jogadores que foram contratados na janela e que já fazem diferença. 

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Avaí venceu! Ufa… já passava muito da hora

Continua depois da publicidade

Nas duas vitórias, o que o Avaí mostrou foi um jogo coletivo mais elaborado, com compactação defensiva, boa distribuição em campo e ocupação de espaços, além de movimentos coordenados pra atacar e balançar as defesas adversárias.

Mas e aquilo que não aparece para o público?

Segundo relatos que obtive, há questões que mudaram internamente e que fazem com que o time cresça rodada a rodada. Conversei com fontes e ouvi avaliações que podem representar algo nessa mudança. As mais significativas revelam uma profissionalização maior nas cobranças e nos processos do clube, inclusive com rigidez maior nos horários nos treinamentos.

“As coisas estão mais profissionais no dia a dia”. 

“Com a chegada do diretor, as coisas estão se profissionalizando mais”. 

Mas o que mais pesa são as claras interferências/diferenças que o técnico Eduardo Barroca vem fazendo em relação ao que vinha sendo realizado anteriormente nos treinamentos, na montagem e no perfil de jogo do time.

“Dentro de campo os movimentos não são mais aleatórios como antes”. 

“Jogadores experientes chegaram”. “Os jogadores sabem o que fazer. Os movimentos agora são coordenados”. 

Continua depois da publicidade

“Outro fator importante foi a chegada do Barroca. O trabalho dele de campo é muito bom e o dia a dia também”. 

Ainda é um longo caminho. O Avaí tem mais 20 jogos pela frente e precisa vencer pelo menos mais de oito a dez jogos para escapar do rebaixamento. Tudo isso é bom, mas só vai ser realmente positivo, se for algo consistente no longo prazo. É o desafio do Avaí no dia a dia e rodada a rodada.