O assunto não é o campo ou o título do Avaí no Estadual de 2025. O assunto trata das finanças e da forma como o Avaí se preparou e se prepara para poder dar um salto de tamanho e qualidade no cenário catarinense e brasileiro.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Avaí busca empate contra o Cuiabá pela Série B 2025

Na última reunião do Conselho Deliberativo, que aprovou o polêmico orçamento de 2025, a Diretoria Executiva lançou o desafio aos conselheiros: quem façam um estudo aprofundado e definitivo para que o Avaí possa captar investimentos no mercado. É claro que o tema é a SAF Avaí, que não vai demorar a se tornar realidade.

Continua depois da publicidade

Veja imagens do novo uniforme do Avaí, lançado para a Série B de 2025

Mais do que isso, diante do contexto do futebol atual, é quase uma obrigação. O futebol brasileiro vive uma nova dinâmica com investimentos pesados nos clubes e nas SAFs. Os exemplos estão todos muito evidentes e têm transformado o jogo dentro de campo.

Confira imagens do Avaí na temporada 2025

O Avaí é a bola da vez no futebol catarinense – e passou o Criciúma neste quesito – porque se preparou administrativamente pra isso. O clube fez e já paga rigorosamente em dia a sua Recuperação Judicial, empacotando e diminuindo boa parte das dívidas. A RJ foi precedida do Regime de Execuções Centralizadas – a RJ e a RCE são mecanismos previstos na lei da SAF. O Avaí também está finalizando a negociação com a União sobre as dívidas com o Governo Federal.

As lições após mais um Campeonato Catarinense muito complicado

Ao mesmo tempo, tem um parceiro sólido no mercado, a Genial Investimentos, que está fazendo a prospecção de possíveis e futuros investidores. Há quem diga, nos bastidores, que isso já está muito adiantado. Agora falta a parte burocrática e interna, que precisa ser muito bem-feita junto aos conselheiros, aos sócios e aos torcedores do Avaí.

Continua depois da publicidade

IMAGENS: a festa do elenco do Avaí, campeão catarinense de 2025

Falar de SAF no Avaí já foi mais tabu. Hoje em dia, o assunto já é entendido como necessário. É aguardar o desenrolar dos fatos. Mas a realidade atual é que o Avaí, aos olhos do mercado, é a bola da vez no futebol catarinense. E entre os clubes brasileiros de mesmo porte, também.

Conselho Deliberativo tem corrente contrária à SAF Avaí

Ex-presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Espíndola, é contrário à SAF Avaí (Foto: Pedro França, Agência Senado, reprodução, Avaí FC oficial)

Com o texto acima publicado na edição impressa e a repercussão entre os avaianos, recebi a manifestação do Conselheiro Alexandre Espíndola, que é contrário à criação de uma SAF no Avaí. Conversa que registro aqui como um contraponto:

Somos totalmente contra a forma como estão conduzindo isso (assunto SAF e investimentos no Avaí). Temos um grande grupo de conselheiros que fará tudo para que isso não aconteça. Futebol não é só receita, mas principalmente como se gasta. SAF não pode ser tratada em um ano eleitoral. Não queremos isso. “O futebol precisa ter essência, se justifica pela sua razão de existir, não é só dinheiro. Existem alguns interesses individuais e não institucionais com isso. Faremos tudo para não sair.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Espíndola, que já foi presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, revelou que já há mobilização de oposição para a montagem de uma chapa para as eleições presidenciais do final do ano.

“Inclusive, estamos mobilizando uma chapa para as eleições. Pois o que vivemos anos atrás na Ressacada nos move a encontrar uma melhor alternativa. Estarei junto, mas não na cabeça de chapa. Essa é a ideia inicial. Minha atividade profissional não me permite isso hoje (ser candidato à presidência do Avaí). Mas vou estar junto.”