Com apenas 39% de posse de bola, o Juventude conseguiu finalizar mais que o dobro que o Avaí na partida do último sábado. Segundo números do Sofascore, foram 20 tentaivas de gol do time de Caxias do Sul, contra apenas 9 do Leão. O goleiro Vladimir teve que trabalhar bastante, porque sete destes chutes tiveram endereço certo.

Continua depois da publicidade

> ​Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

É uma estatística isolada, de uma partida apenas, mas o que se esperava nesta rodada era um time se defendendo melhor e dando menos espaços ao adversário. Estes espaços sempre aparecem durante o campeonato e tornaram a aparecer contra o time da serra gaúcha.

De seis partidas do returno, os adversários finalizaram mais que o Avaí em cinco. Contra América-MG (18/10), Corinthians (14/7), Goiás (17/13), Internacional (14/10), e Juventude (20/9) o sistema defensivo avaiano deu muitas chances aos rivais. Somente na partida contra o Coritiba o Avaí finalizou tanto quanto o oponente (12/12).

> O bom e o ruim do Avaí no turno do Brasileirão 2022

Continua depois da publicidade

Para qualquer time que lute para permanecer na Série A, o primeiro passo é defender melhor. O Avaí segue se defendendo mal. Ainda é uma das defesas mais vazadas do campeonato. No turno foi a segunda que mais tomou gols. E com os jogos do returno somados agora segue como a terceira neste “ranking”.

Barroca mexeu nas peças, mudou o time na escalação no último sábado, mas não mudou o esquema tático e nem protegeu melhor a própria meta. Esse é o desafio. Vem aí o Athletico-PR e depois o Atlético-MG, duas equipes da parte de cima da tabela. É bom pensar em defender melhor, mesmo precisando vencer os jogos.