O árbitro catarinense Braulio da Silva Machado foi um dos protagonistas da rodada do final de semana no Brasileirão. A polêmica da rodada foi o pênalti – muito claro – não marcado por ele no Grenal disputado na noite de sábado na Arena do Grêmio.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Confira a explicação do árbitro Braulio Machado para o gol anulado do Barra
Já havia um temor na imprensa gaúcha com a escala de um árbitro que vinha de uma polêmica gigantesca no Campeonato Catarinense. Na sexta-feira, fui chamado pelos colegas gaúchos para explicar o que houve no Estadual, no jogo entre Caravaggio x Barra. Um erro daqueles e que marcou o Catarinense de 2025, gerando discussão jurídica, que ainda tem vida no STJD.
Continua depois da publicidade
Papa Francisco era fanático por futebol e deu sorte ao time do coração
No Grenal, o temor da imprensa gaúcha se justificou com uma arbitragem insegura desde o começo, quando Braulio Machado segurava a partida com faltas e cartões em excesso. Mas o ponto culminante foi o lance do final da partida.
Aos 39 do segundo tempo, o pênalti não marcado para o Grêmio, foi o cúmulo da teimosia. Mesmo chamado pelo VAR Wagner Reway, Braulio Machado teimou em argumentar errar, com a imagem à disposição, que não houve falta do lateral Aguirre, do Inter, no atacante Aravena, do Grêmio.

Continua depois da publicidade
Os comentaristas de arbitragem foram unânimes em analisar que foi pênalti. PC de Oliveira, comentarista da Globo, ainda disse que “é muito pênalti”. É claro! Em nenhum momento o atleta do Internacional disputa a bola. Aguirre vai somente no corpo do atleta do Grêmio, fazendo a alavanca e deslocando o atacante.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Vídeo: Árbitro confirma gol do Barra, termina o jogo e anula depois
Definitivamente, Braulio Machado vive uma péssima temporada. Da polêmica no Catarinense ao pênalti do Grenal, o árbitro, que é um profissional inteligente e que tem qualidade, deveria dar uma parada para rever seus conceitos e atitudes para fazer uma análise sobre os porquês de tantas polêmicas neste início de ano.





